O Controle Social na Efetivação das Políticas Públicas com ênfase na Assistência Social

Autores

  • Marília Gabriela Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luam Leiverton Pereira dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1255

Palavras-chave:

Controle Social. Políticas Públicas. Assistência Social

Resumo

: O Controle Social das Políticas Públicas no Brasil é um instrumento capaz de ampliar os horizontes dos processos democráticos e de contribuir para redução das desigualdades sociais, de forma substantiva e tornando-se igualitária, promovendo assim o acesso dos cidadãos aos direitos fundamentais básicos individuais, sociais, políticos e jurídicos, para quem dela necessitar como preconiza a Constituição Federal de 1988. Os processos democráticos e de participação social não tem conquistado grandes avanços em função das resistências impostas por parte do governo, assim como pelas limitações dos cidadãos, no que se refere a falta de conhecimento de seus direitos pela utilização dos instrumentos que viabilizem o exercício à sua cidadania. Assim, nasce o desejo refletir sobre a eficácia e eficiência da instância de Controle Social sob a Política de Assistência Social através da participação popular, dialogando governo e sociedade civil. Tal estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto, concluindo assim que se faz necessário um maior conhecimento e compreensão no quem vêm a ser instância de Controle Social, assim de que se possa democratizar os mecanismos de participação, para que de fato a política possa avançar e ser executada com transparência, respeitando sempre os princípios constitucionais.

 

    

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Gabriela Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

¹ Pós-graduanda em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. E-mail: [email protected];

Luam Leiverton Pereira dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

² Orientador do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Graduado em Sistemas de Informações, Mestre em Modelagem Computacional de Informática.

E-mail: [email protected]



Referências

ARRETCHE, Marta T.S. Políticas Sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo. Revista brasileira de Ciências Sociais, vol 14, 1999.

ARAÚJO, José Prata de. Manual dos Direitos Sociais da População. Belo Horizonte: Gráfica O Lutador, 1998.

BRASIL, Constituição Federal de 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

BRASIL, República Federativa do. NOB/SUAS- NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, Secretaria Nacional de Assistência Social: 2005

______. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS – Lei nº 8.742, de 7 de Dezembro de 1993.

______Capacitação para Controle Social Nos Municípios / A Assistência Social e Programa Bolsa Família – MDS . Brasília, 2011.

CAMPOS, Edval Bernardino; MACIEL, Carlos Alberto Batista. Conselhos paritários: o enigma da participação e da construção democrática. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.55, p.143-155, nov. 1997.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho.10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CHAUÍ. Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

CORREIA, Maria Valéria Costa . Que controle social na política de assistência social? Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.72, p.119-144, nov. 2002.

FERREIRA. Stela da Silva Ferreira. Livro SUAS/ Cartilha nº 1 - CNAS/ MDS / Parceria UNESCO. Abril, 2006.

HEIN, Ester Luiza Lemos. A Construção da Proteção Social Básica e as entidades sociais no município de Toledo. Dissertação de Mestrado. PUC. São Paulo. 1997

IAMAMOTO, M. V. & CARVALHO, R. de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 6.ed. São Paulo: Cortez/Celats, 1988.

______Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS – Lei nº 8.742, de 7 de Dezembro de 1993.

______Livro SUAS/ Cartilha nº 2 – CNAS / MDS / Parceria UNESCO. Abril, 2006.

MANNHEIM, K. Sociologia Sistemática: uma introdução ao estudo de sociologia. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1971

______Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza- MDS. Site: mds.gov.br. Consulta à Internet na data 30/01/2018 ás 22:15h.

PAIVA, Beatriz A. de. O SUAS e os direitos socioassistenciais: a universalização da seguridade social em debate. Revista Serviço Social e sociedade. Cortez nº 87. 2006

PNAS/2004 – MDS/ CNAS – Brasília, 2005- Reimpresso em Março de 2012.

SPOSATI, Aldaíza.,1995 p.30, Desafios para fazer avançar a política de Assistência Social no Brasil. In: Serviço Social e Sociedade. Assistência e proteção social. Nº 68. Ano XXII. São Paulo: Cortez, 2001. p. 54-82.

TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo. A reforma do judiciário: reflexões e prioridades. Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, v. 14, n. 1, p.51-56, jan./jun. 2002.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Comment