Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil

Autores

  • Rui Barreto da Silva Universidad San Carlos. Paraguay
  • Osvaldo Arsênio Villalba Universidad San Carlos – PY.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1244

Palavras-chave:

Escola, Disciplina, Indisciplina, Construção, desconstrução

Resumo

A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola. 

 

 

 

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Biografia do Autor

Rui Barreto da Silva, Universidad San Carlos. Paraguay

Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos. Paraguay. Professor do Liceu de Banabuiú. Contato: [email protected];

 


Osvaldo Arsênio Villalba, Universidad San Carlos – PY.

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Ediucação da Universidad San Carlos – PY.

Contato:  [email protected].

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos