Desafios Logísticos dos “Novos” Modelos de Negócios frente a evolução das Mídias Sociais

Autores

  • Maria Rita Muniz Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Alyne Leite de Oliveira Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Antonio Raniel Silva Lima Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1223

Palavras-chave:

Novos Negócios. Logística. Mídias Sociais

Resumo

Diante de um cenário mercadológico cada vez mais acirrado, onde o consumidor está cada dia mais informado e conectado através das mídias sociais, é preciso que os gestores estejam atentos aos negócios que pretendem desenvolver. Possuir uma logística que garanta, não apenas a satisfação do consumidor, mas o abastecimento de produtos/serviços de maneira ininterrupta, com a finalidade de manter um negócio inovador e lucrativo pode ser considerado um entrave a empresas que possuem suas atividades recentes e voltadas a nichos específicos de consumidores. Diante disso, o presente trabalho tem a finalidade de analisar quais os desafios logísticos enfrentados pelas organizações frente a ascensão das mídias sociais. A presente pesquisa é de natureza básica, quanto aos objetivos, foram classificados como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em fontes bibliográficas, livros, artigos e revistas acerca do tema estudado. O procedimento se deu através de um estudo multicascos. No que se refere ao instrumento da coleta de dados, foram desenvolvidas entrevistas, bem como as observações do pesquisador acerca do ambiente analisado. Observou-se que os gestores, mesmo sem conhecimentos técnicos praticam os processos logísticos em suas atividades e utilizam as mídias sociais para obter dados que auxiliem no desenvolvimento logístico como diferencial competitivo.

 


 

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Biografia do Autor

Maria Rita Muniz, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão


[1]Graduanda do curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeã[email protected]

Alyne Leite de Oliveira, Faculdade Vale do Salgado/FVS


specialista em Logística Empresarial, Orientadora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, membro do Comitê de Ética em Pesquisa - [email protected]

Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS


[3]Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/[email protected]

4

Antonio Raniel Silva Lima, Faculdade Vale do Salgado/FVS


4Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, Mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR) - [email protected]

 

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

5Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeã[email protected]

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos