Análise da Eficácia da Ferramenta Merchandising: Um estudo com Consumidores de Supermercados na Cidade de Assaré

Yasmin Ferreira Dias, Gabriel José Andrade Oliveira, Maria Patrícia de Alencar, Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares

Resumo


O corrente estudo propõe uma análise mais aprofundada a respeito do merchandising e a utilização de suas ferramentas como mecanismo para ampliar as vendas. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos clientes sobre as técnicas de merchandising aplicadas nos supermercados da cidade de Assaré - CE, e a influência dessas técnicas sobre os consumidores. Para alcançar o objetivo exposto, a pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva e quantitativa. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos consumidores dos supermercados da cidade em pesquisa, com a finalidade de obter respostas significativas que estão expostas na conclusão desta pesquisa. Contatou-se nessa pesquisa que para uma parcela significativa da população entrevistada, as técnicas de merchandising têm se mostrado eficientes, e que apesar de muitas vezes o potencial dessas técnicas não seja utilizado por completo, é possível notar o grau de influências que essas possuem sobre as decisões finais de compra dos consumidores.

 

 


Palavras-chave


Marketing. Merchandising. Ponto de Venda

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1148

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