Vivência dos Acadêmicos de Enfermagem em um Centro de Testagem e Aconselhamento no Interior de Pernambuco

Autores

  • Silvana Cavalcanti Santos Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campos Pesqueira
  • Valdirene Pereira da Silva Carvalho Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campus Pesqueira
  • Kerllane Rafaella Freire do Nascimento Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira
  • Nadja Maria Florêncio Gouveia dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ /Campus Pesqueira
  • Samara Maria de Jesus Veras Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campus Pesqueira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1131

Palavras-chave:

HIV, educação em enfermagem, Saúde Pública

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tendo em vista a contribuição da extensão na sua formação profissional. Trata-se de estudo descritivo, fruto de um processo de vivências e reflexões críticas acerca da relevância das atividades desenvolvidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento no interior de Pernambuco.  Compreendeu três momentos: a captação da realidade, interação discente-usuários e os desafios do serviço na prevenção do HIV/aids, no ano de 2017. Através das  atividades pôde-se compreender o processo de trabalho e o funcionamento do Centro; a importância do aconselhamento aos usuários e os desafios para prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Esta experiência possibilitou aos acadêmicos compreender a relevância deste serviço para a  rede de atenção à saúde, bem como para sua formação enquanto profissional de enfermagem.

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Biografia do Autor

Silvana Cavalcanti Santos, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campos Pesqueira

Professora Instituto Federal de Ciências, Educação e Técnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campos Pesqueira

-Graduação em Enfermagem pela Universidade  Estadual da Paraíba (UEPB);

-Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães-, CPQAM;

-Grupo de pesquisa: Cuidado e Promoção à Saúde

Valdirene Pereira da Silva Carvalho, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campus Pesqueira

Docente, Mestre em Gestão e Economia da Saúde, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campus Pesqueira. Departamento de enfermagem

Kerllane Rafaella Freire do Nascimento Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

Acadêmica do Curso de  Enfermagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira; E-mail:[email protected]; Pesqueira, Pernambuco, Brasil.

Nadja Maria Florêncio Gouveia dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ /Campus Pesqueira

 Acadêmica do Curso de  Enfermagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ /Campus Pesqueira; [email protected]; Pesqueira, Pernambuco; Brasil.

Samara Maria de Jesus Veras, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campus Pesqueira

Acadêmica de Enfermagem, Instituto Federal de Ciências, Educação e Técnologia de Pernambuco (IFPE)/ Campos Pesqueira; [email protected]; Arcoverde, Pernambuco; Brasil.

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Publicado

2018-05-30

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