Vivência dos Acadêmicos de Enfermagem em um Centro de Testagem e Aconselhamento no Interior de Pernambuco

Silvana Cavalcanti Santos, Valdirene Pereira da Silva Carvalho, Kerllane Rafaella Freire do Nascimento Santos, Nadja Maria Florêncio Gouveia dos Santos, Samara Maria de Jesus Veras

Resumo


O objetivo desse trabalho é relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tendo em vista a contribuição da extensão na sua formação profissional. Trata-se de estudo descritivo, fruto de um processo de vivências e reflexões críticas acerca da relevância das atividades desenvolvidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento no interior de Pernambuco.  Compreendeu três momentos: a captação da realidade, interação discente-usuários e os desafios do serviço na prevenção do HIV/aids, no ano de 2017. Através das  atividades pôde-se compreender o processo de trabalho e o funcionamento do Centro; a importância do aconselhamento aos usuários e os desafios para prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Esta experiência possibilitou aos acadêmicos compreender a relevância deste serviço para a  rede de atenção à saúde, bem como para sua formação enquanto profissional de enfermagem.


Palavras-chave


HIV, educação em enfermagem, Saúde Pública

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, T.M.D.; NEMES, M.I.B.; VELLOSO, M.A. Transformações da “Aids aguda” para a “Aids crônica”: percepção corporal e intervenções cirúrgicas entre pessoas vivendo com HIV e Aids. Ciência & Saúde Coletiva, v.13, n.6, nov./dez., 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde(MS). Diretrizes para organização do CTA no âmbito da Prevenção Combinada e nas Redes de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017a.

BRASIL. Ministério da Saúde(MS). Cinco passos para a prevenção combinada ao HIV na Atenção Básica. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2017b.

BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de julho de 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde(MS). Diretrizes para organização e funcionamento dos CTA do Brasil. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Brasília: MS, 2010.

CARDOSO, M. R.; FERRO, L. F. Saúde e População LGBT: Demandas e Especificidades em Questão. Psicologia: Ciência e Profissão, Paraná, v.32, n.3, p. 552-563. 2012.

CRUZ, B. P. A. et al. Extensão Universitária e Responsabilidade Social: 20 anos de Experiência de uma Instituição de Ensino Superior. XXXIV EnANPAD. Rio de Janeiro. Set 2010.

FRANCO, C. M.; FRANCO, T. B. Linhas de Cuidado Integral: uma proposta de organização da rede de saúde. Universidade Federal Fluminense, 2011. Disponível em . Acesso em: 20 ago. 2017.

MENDES, E. V. A governança regional das Redes de Atenção à Saúde. In: BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. CONASS Debate: Governança Regional das Redes de Atenção à Saúde. Brasília: CONASS, 2016, p.55

PUPO. L, R. Aconselhamento em DST/Aids: uma análise crítica de sua origem histórica e conceitual e de sua fundamentação teórica [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2007.

RODRIGUES, Andréia Lima et al. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação- Ciências Humanas e Sociais. Aracaju. v.1, n.16, p.141-148, mar, 2013.

SOUZA, V.; CZERESNIA, D.; NATIVIDADE, C. Aconselhamento na prevenção do HIV: olhar dos usuários de um centro de testagem. Cad. saúde pública, v. 24, n. 7, p. 1536-1544, 2008.

TAQUETTE, S. R; RODRIGUES, A. O; BORTOLOTTI, L. R. Percepção de pacientes com AIDS diagnosticada na adolescência sobre o aconselhamento pré e pós-teste HIV realizado. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 1, 2017.

ZAMBENEDETTI, G.; BOTH, N. S. Problematizando a atenção em HIV-Aids na Estratégia Saúde da Família. P o l i s e P s i q u e , v. 2 , n . 1 , 2 0 1 2.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: