Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar

Autores

  • Mauricio Dallastra
  • Morgana Alves de Jesus Fernandes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luiz Eduardo Brescovit
  • Bruna Lopes Costa Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1019

Palavras-chave:

Avaliação Pós-Ocupação, Paisagismo, Pátio Escolar

Resumo

O presente trabalho apresenta a Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar. A desarticulação das duas áreas do conhecimento – a arquitetura e a educação – mostram a necessidade de uma análise sobre a problemática resultante do caminho de oposição traçado até então. É possível fazer do pátio escolar um local de efetivação de sua função. A Avaliação Pós-Ocupação é uma ferramenta imprescindível para este trabalho, tendo em vista seu contato direto com o usuário a fim de compreender melhor a rotina e a psicologia do local. É possível estabelecer diretrizes para que o pátio escolar possa ser adequado ao ensino e aprendizagem nas escolas, sendo este, em subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva, e de importância referencial na concepção das escolas públicas. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver diretrizes para a requalificação de pátios escolares por meio de análise das áreas externas do Centro Municipal de Ensino Fundamental Gentila Susin Muraro, localizado na zona urbana da cidade de Tangará da Serra – MT. Como estratégia metodológica, pesquisas bibliográficas, estudo de campo, sequenciados de APO, foram utilizados para a construção da pesquisa.

 

 

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Biografia do Autor

Mauricio Dallastra

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos