O Processo de Escolha dos Gestores Educacionais em Escolas Municipais do Estado do Ceará / The Process of Choosing Educational Managers in Ceará State Schools

Autores

  • Lene Félix Vieira Monteiro Universidade Regional do Cariri - URCA/CE
  • Aldeir Lima dos Santos Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Maria Adriana Calixto de Brito Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Francisco Marcôncio Targino de Moura Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2272

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Processo Político, Profissionalismo

Resumo

Este artigo tem o intuito de discutir sobre o verdadeiro papel dos gestores das escolas municipais do Estado do Ceará, levando em consideração o conceito de Democracia e Autonomia das escolas públicas. O trabalho aqui apresentado localiza-se na área da Gestão Escolar, focalizando duas partes: o verdadeiro papel dos gestores das unidades escolares municipais, onde visa discutir sobre o conceito de Democracia e como este deveria ser trabalhado com a comunidade escolar para que cada um dos atores cumpra seu papel e o processo de escolha desses gestores. Tem-se a pretensão de provocar uma discursão sobre a indicação política partidária dos diretores das unidades dos municípios cearenses, o que configura uma controvérsia nos discursos produzidos pela nova ordem. Trata-se de um trabalho que visa refletir sobre a qualidade dos profissionais a frente das escolas municipais.

 

 

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Biografia do Autor

Lene Félix Vieira Monteiro, Universidade Regional do Cariri - URCA/CE

1 Graduada em Pedagogia (UVA) e em História (URCA), especialista em Gestão Escola (FJN), AEE (UFC) e Sociologia (URCA), Professora da rede municipal das cidades de Juazeiro e Barbalha. Email: lenfelviemon@gmail.com;

Aldeir Lima dos Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA

2 Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri – URCA; graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. aldeirgeo@gmail.com;

Maria Adriana Calixto de Brito, Universidade Regional do Cariri – URCA

3 Graduação letras – Urca,Pós graduada em gestão escolar   e docência do ensino superior;

Francisco Marcôncio Targino de Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

4 Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

                                                                                  

 

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos