Acolhimento com classificação de riscos em um Centro de Atenção Psicossocial / Reception with risk classification in a Psychosocial Care Center

Autores

  • Patrícia Bitencourt Toscani Greco Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santiago (RS)
  • Aline Soares da Silva Escola Técnica José Gomes – SEG- São Luiz Gonzaga, (RS), Brasil.
  • Bibiana Kozorosky Palmeiro Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - Santa Cruz do Sul (RS) - Brasil
  • Camila Milene Soares Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santiago (RS) – Brasil.
  • Sandra Ost Rodrigues niversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santiago. Santiago (RS)
  • Fernanda Belle Barichello Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santiago. Santiago (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2108

Palavras-chave:

Acolhimento. Classificação. Enfermagem. Saúde Mental.

Resumo

O objetivo geral foi implantar o Acolhimento com Classificação de Riscos em um Centro de Atenção Psicossocial, a fim de ampliar a resolutividade do serviço. Trata-se de um relato de experiência acerca da implantação de um instrumento para a realização do Acolhimento e Classificação de Risco em um Centro de Atenção Psicossocial. Ocorreu na região centro oeste do Rio Grande do Sul, no período de agosto à novembro de 2017. Primeiramente, elaborou-se de forma coletiva um instrumento para o Acolhimento e Classificação de Risco e posteriormente aconteceu a implementação da prática, o que viabilizou acolhimento com agenda aberta, bem como, auxiliou na reorganização do fluxo de atendimento do serviço. Possibilitou melhorar o fluxo dos atendimentos aos usuários, e, refletir sobre gestão compartilhada dos cuidados a saúde e sugerir o apoio matricial como estratégia para implantação do Acolhimento com Classificação de Risco em saúde mental na Atenção Primária à Saúde.

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Biografia do Autor

Patrícia Bitencourt Toscani Greco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santiago (RS)

1 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santiago (RS) – Brasil. E-mail: pbtoscani@hotmail.com

Aline Soares da Silva, Escola Técnica José Gomes – SEG- São Luiz Gonzaga, (RS), Brasil.

2 Enfermeira. Docente na Escola Técnica José Gomes – SEG- São Luiz Gonzaga, (RS), Brasil.

Bibiana Kozorosky Palmeiro, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - Santa Cruz do Sul (RS) - Brasil

3 Psicóloga. Mestre pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - Santa Cruz do Sul (RS) - Brasil. E-mail: bipalmeiro@yahoo.com.br

Camila Milene Soares Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santiago (RS) – Brasil.

4 Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santiago (RS) – Brasil. E-mail: camilabernardi96@gmail.com

Sandra Ost Rodrigues, niversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santiago. Santiago (RS)

5 Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santiago. Santiago (RS), Brasil. E-mail: sandrinhaost@yahoo.com.br

 

Fernanda Belle Barichello, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santiago. Santiago (RS), Brasil.


6 Psicóloga. Mestre em Psicologia. Docente Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santiago. Santiago (RS), Brasil. E-mail: nandabarichello@gmail.com

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Relato de Experiência