A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos

Autores

  • Alexsandra dos Santos Barbosa Universidade Federal do Ceará - UFC/CE
  • Jarles Lopes de Medeiros Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1245

Palavras-chave:

Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia

Resumo

Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes.

 

 

 

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Biografia do Autor

Alexsandra dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Ceará - UFC/CE


 Mestranda em Filosofia no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (PROFILO/UFC). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Professora de Filosofia na Secretaria da Educação Básica (SEDUC).  E-mail: alexsandrabarbosademoraes@gmail.com


 

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF). Professor de Língua Portuguesa na SEDUC. E-mail: jarlles@hotmail.com

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos