O Papel do/a Enfermeiro/a: Visão Humanística dos Cuidados Paliativos em Pacientes Oncológicos

Autores

  • Elenito Bitencorth Santos Secretaria da Educação / Governo do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.998

Palavras-chave:

Enfermeiro. Pacientes Oncológicos. Cuidados Paliativos. Abordagem Biopsicossocioespiritual.

Resumo

O estudo em questão aborda à práxis do profissional de enfermagem considerando a ética profissional da referida profissão ao se deparar com o sofrimento dos pacientes oncológicos em estágio terminal. Tal abordagem requer humanização dos cuidados, passando de uma prática paliativa para uma perspectiva holística e multidisciplinar voltada para uma abordagem biopsicosocioespiritual no intuito de proporcionar ao paciente um tratamento adequado e com melhoria da qualidade de vida. O cuidado torna-se uma categoria que possibilita a inter e a multidisciplinaridade e é em torno dele que o vínculo que extrapola o profissionalismo pode ser estabelecido através da efetivação de medidas que criem possibilidades de interação entre enfermeiro-paciente (afeto) e a promoção do autocuidado.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J.M.; PIRES JR, H. Subjetividade da subjetividade: a propósito da relação entre Kierkegaard e Foucault. Anais da XIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da SOBRESKI – Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard. Vitória da Conquista, 2013.

BARRA, D.C.C. et al. Hospitalidade como expressão do cuidado em enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília, mar-abr.; 63(2):203-8, 2010.

BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível – Hospitalidade: direito e dever de todos. Petrópolis: Vozes; 2005.

________. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

DREHER, S.C. Musicoterapia e oncologia. In: Sofrimento, resiliência e fé. Organizado por HOCH, L.C. e ROCCA, S.M. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2007.

DUARTE, A. Heidegger e o outro: a questão da alteridade em ser e tempo. Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Natureza Humana 4(1):157-185, jan-jun. 2002.

EVANGELISTA CB, LOPES MEL, COSTA SFG, BATISTA PSS, BATISTA JBV, OLIVEIRA AMM. Palliative care and spirituality: an integrative literature review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016;69(3):554-63.

FARAH, O.G.D.; SÁ, A.C. (Orgs.). Psicologia aplicada à enfermagem. Barueri: Manole, 2008.

MACIEL, M.G.S. Cuidados Paliativos: definições e princípios. Coordenação Institucional de Reinaldo Ayer de Oliveira. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008. 689 p.

MOURA, G.M.S.S.; DALL’AGNOL, C.M.; MAGALHÃES, A.M.M. Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais. Joint Commission Resources. Trad. Ana Thorell. Porto Alegre, 2008.

OLIVEIRA, R.M.K. Implicações para as relações de cuidado.In: Sofrimento, resiliência e fé. Organizado por HOCH, L.C. e ROCCA, S.M. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2007.

SANTOS, F.S. Cuidados Paliativos: discutindo a vida, a morte e o morrer. São Paulo: Editora Atheneu, 2009.

SAPORETTI, L.A. Espiritualidade em cuidados paliativos. Coordenação Institucional de Reinaldo Ayer de Oliveira. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008.

SAUNDERS, C.M. La filosofia del cuidado terminal. In: Saunders CM. Cuidados de la enfermedad maligna terminal. Argentina: Salvat, 1980.

SIEDLER, A.J. et al. O. Humanização em ação: sensibilizando os profissionais para o processo de humanização. In: Boletim da Saúde. Porto Alegre. vol.18. n.2. Jul/dez, 2004.

SILVA, M.J. P.; ARAÚJO, M.T.; FIRMINO, F. Cuidados Paliativos: Enfermagem. Coordenação Institucional de Reinaldo Ayer de Oliveira. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Comment