A Importância do Curso de Operações Rurais, no âmbito organizacional e pedagógico, da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga da Polícia Militar do Estado da Bahia: Um Estudo de Caso

Autores

  • Fábio Jorge Nascimento Ferreira Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Nadjane Gonçalves de Souza Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Wilton Panta da Silva Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.988

Palavras-chave:

CIPE/Caatinga. Curso de Operações Rurais. Polícia Militar do Estado da Bahia. Prática Pedagógica. Gestao de Competências

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é validar a importância do Curso de Operações Rurais,  no âmbito da Polícia Militar do Estado da Bahia, enquanto pratica pedagógica-organizacional, tendo como seu principal agente, a CIPE/Caatinga, unidade responsável pela implantação do modelo de atuação operacional adotado junto às Companhias Independentes de Policiamento Especializado – CIPE’s. Desenvolvido através de estudos sobre gestão de competências, processos de ensino-aprendizagem, educação corporativa, gestão de pessoas, docência, prática pedagógica e treinamento policial militar, evidenciando-se como um artigo original, e complementado com livros e pesquisas correlacionadas à realidade da profissão policial militar, o citado trabalho preocupou-se, basicamente, em realizar uma análise concisa e bastante didática, verificando a história, a realidade e a relevância da CIPE/Caatinga e, num segundo momento, o fomento gerado pela realização do VIII Curso de Operações Rurais e as suas repercussões no plano intitucional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Jorge Nascimento Ferreira, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)


 

Referências

BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas Organizações. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

CARBONE, Pedro Paulo; JUNIOR, Edgard Rufatto. O sistema de desenvolvimento profissional e de gestão por competências do Banco do Brasil. Disponível em: http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/public/arquivo/arq1229429519.pdf, acessado em 24/11/2017.

GONDIM, Regia Cristina Freitas e SOUZA, Nadjane Gonçalves de. Ronda Maria da Penha: mudança na cultura organizacional. 2017.

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIKERT, Rensis. Novos Padrões de Administração. 2. Ed. São Paulo: Pioneira, 1979.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.

PMBA, Edital N.º IEP/CPCP - 022/05/2017. Disponível em http://intranet.pm.ba.gov.br/, acessado em: 28/08/2017.

PMBA, Portaria n.º 040-CG/08, publicada no BGO n.º 198 de 23 de outubro de 2008. Disponível em http://intranet.pm.ba.gov.br/, acessado em: 01/10/2017.

PMBA, Projeto VIII COR 2017. IEP. Juazeiro. 2017.

PMBA, Hinário do VIII Curso de Operações Rurais. IEP. Juazeiro: Edição Única, 2017.

PMBA, Manual do Aluno do VIII Curso de Operações Rurais. IEP. Juazeiro: Edição Única, 2017.

PMBA, Revista Organizacional Comemorativa de 10 Anos da CIPE/Caatinga. Juazeiro: Edição Única, 2011.

PMBA, Revista Organizacional Comemorativa de 15 Anos da CIPE/Caatinga. Juazeiro: Edição Única, 2016.

PONCIONI, P. Tendências e Desafios na Formação Profissional do Policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, ano 1, edição 1, 2007.

SOUZA L. R. A Formação do Educador Policial Militar. PUC de São Paulo. Disponível em http://www.uninove.br/PublishingImages/Mestrados%20e%20Doutorados/edu/I%20se

minario/MPF%2026.pdf, acessado em 05/20/2017.

TZU, Sun. A Arte da Guerra. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Relato de Caso