Capacidade funcional de idosos em instituição de longa permanência

Autores

  • Camila Santos Silva FAINOR
  • Lucas Silveira Sampaio FAINOR
  • Talita Santos Oliveira Sampaio FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.961

Palavras-chave:

Saúde do Idoso. Instituição de Longa Permanência para Idosos. Assistência a idosos

Resumo

A capacidade funcional diz respeito a possibilidade de realização das Atividades de Vida Diária, e este é o mais significativo indicador de que o idoso permanece funcional em sua rotina.  Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a capacidade funcional de idosos institucionalizados em uma única instituição de longa permanência para idosos no município de Itambé. A pesquisa possui caráter descritivo-exploratório e é de natureza quantitativa possuindo delineamento transversal. Foi utilizado um questionário para identificação dos aspectos sociodemográficos dos idosos e a Escala de Katz para capacidade funcional. Os dados foram tabulados através do software Excel 2013 e foram analisados no The Statistical Package for Social Sciences para Windows. Por meio do estudo, identificou-se que a média de idade da população foi de 75,2 anos, 70% eram do sexo feminino, 80% eram analfabetos, 70% dos pesquisados se referiram solteiros e 100% possuíam filhos. Em relação aos aspectos da institucionalização, 50% dos idosos foram encaminhados para a instituição através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e 50% dos residentes habitavam há mais de cinco anos naquele local. Em relação à capacidade funcional, observou-se que 60% dos idosos institucionalizados eram dependentes. Diante dos resultados, sugere-se que a institucionalização pode trazer aspectos negativos na saúde do idoso sendo necessário ações que visem a prevenção da alteração da capacidade funcional.

 

Palavras-chave:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONELLI, G. et al. Avaliação da capacidade funcional de idosos em uma instituição de longa permanência de Guarapuava – Paraná. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul / Unisc. Ano 18 - Volume 18 - Número 3 - Julho/Setembro 2017

ARAÚJO, A. M.; NETO, T. B. S. de.; BÓS, A. J. G. Diferenças no perfil de pessoas idosas institucionalizadas, em lista de espera e que não desejam institucionalização. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, 2016; 19(1):105-118

BRASIL. Dados sobre o envelhecimento no Brasil. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/dados estatisticos/Dadossobreoenvelhecimento noBrasil.pdf>. Acesso em 12.03.2017.

BASSLER, Thais Carolina et al. O Perfil Nutricional de Idosos Institucionalizados num Município do Interior do Mato Grosso Do Sul. Acta de Ciências e Saúde, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2016.

BARBOSA, Bruno Rossi et al. Avaliação da capacidade funcional dos idosos e fatores associados à incapacidade. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 8, 2014.

BORGES, A. P. M.; MENDES, G. C. Avaliação cognitiva e de equilíbrio em idosos institucionalizados após intervenção de xbox terapia. Cad. da Esc. de Saúde, Curitiba, V.1 N.13: 93-104

CARLOS, A. G.; GAZZOLA, J. M.; GOMES, A. C. de. Funcionalidade de Idosos Institucionalizados: a Influência do Estado Nutricional. Rev. Equilíbrio Corporal Saúde 2016;8(1):17-22, 2016

CAMARGOS, Mirela Castro Santos. Instituições de longa permanência para idosos: um estudo sobre a necessidade de vagas. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n. 1, p. 211-217, 2014.

COSTA, F. N. Comparação do Estado Nutricional, Qualidade de vida e Capacidade Funcional entre Idosos Institucionalizados e não Institucionalizados. Universidade estadual paulista Júlio de mesquita filho faculdade de medicina, 2017.

CHAVES, R.N.et al. Perda Cognitiva e Dependência Funcional em Idosos Longevos Residentes em Instituições de Longa Permanência. Revista cogitaire enfermagem, v.22, n.1, 2017.

FECHINE, Basílio Rommel Almeida; TROMPIERI, Nicolino. O Processo de Envelhecimento: as Principais Alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. InterSciencePlace, v. 1, n. 20, 2015.

FLEIG, T. C. M.; OLIVEIRA, M. R. Avaliação da funcionalidade de idosos institucionalizados: relação entre a MIF e a ICF. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul / Unisc. Ano 18 - Volume 18 - Número 3 - Julho/setembro 2017

FREITAS, Elizabete Viana de et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

GONCALVES, Lúcia Hisako Takase et al. O idoso institucionalizado: avaliação da capacidade funcional e aptidão física. Cad. Saúde Pública. vol.26, n.9, pp.1738-1746, 2010.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf>. Acesso em mar. de 2017

KATZ, S.; AKPOM C.A. A measure of primary sociobiological functions. Int J Health Serv, v.6, n.3, p. 493-508. 1976.

LIMA, C.L.J et.al. Perfil sociodemografico e clinico de idosos institucionalizados. Revista de enfermagem UFPE online. Recife outubro (2013)

LOPES, Geovanna Lemos; SANTOS, Maria Izabel Penha de Oliveira. Funcionalidade de idosos cadastrados em uma unidade da Estratégia Saúde da Família segundo categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade. Rev. bras. geriatr. gerontol, v. 18, n. 1, p. 71-83, 2015.

OLIVEIRA, P.H.; MATTOS, I.E., Prevalencia e Fatores Associados a Incapacidade Funcional em Idosos Institucionalizados no Municipio de Cuiaba, Estado De Mato Grosso, 2009/2010.

ONU – Organização das Nações Unidas. A ONU e as pessoas idosas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/pessoas-idosas/>. Acesso em maio de 2017.

PINHEIRO, M. C. G., et al. Desigualdade no perfil dos idosos institucionalizados na cidade de Natal, Brasil. Ciênc. saúde coletiva vol.21 no.11 Rio de Janeiro Nov. 2016

REIS, L.A.dos. et al. Perfil Sociodemográfico e de Saúde do idoso em instituição de longa permanência para idosos em Vitória da Conquista Bahia. Revista InterScientia, Joao Pessoa, v.1, n. 3, p.50-59, set/dez.2013

REIS, L. A. dos.; MARINO, M. S. dos.; LIMA, P. V. comprometimento da capacidade funcional: Significados para o idoso e sua família. Revista InterScientia, João Pessoa, v.2, n.1, p. 108-121, jan./abr. 2014

Silva, J.K.S., et al. (2015). Sintomas Depressivos e Capacidade Funcional em Idosos Institucionalizados. Cultura de los Cuidados (Edición digital), 19, 41.

VELOSO, M. V. et al. Functional Dependence in Institutionalized Elderly People and Memory Deficit. Revista ibero-americana de saúde e envelhecimento. vol. 2 n.º 3 dezembros 2016.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigos