O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática

Autores

  • Luciana Verêda da Silva FAINOR
  • Clenilson Panta Angelim FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.959

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem matemática, e Educação matemática.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas e tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com  atividades lúdicas no ensino, ressaltando suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.

 

 

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Biografia do Autor

Luciana Verêda da Silva, FAINOR

                    

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Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão