O Monitoramento da Prática Educativa: Instrumento para uma Gestão Pedagógica Eficiente
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.945Palavras-chave:
Monitoramento, Gestão Pedagógica, Prática Educativa, AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática de monitoramento no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, à partir de pesquisa de campo e bibliográfica. Teve como objeto principal, o estudo dos resultados obtidos em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no município de Iguatu, na perspectiva de se identificar quais contribuições da ação pedagógica das escolas pesquisadas. Os resultados levaram a crer que estas foram diretamente favoráveis no sucesso dos resultados escolares.
Downloads
Referências
AGUIAR M. A. S. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 819-842, out. 2006.
ALMEIDA, Claudia Mara de. SOARES, Katia Cristina D. Pedagogo Escolar – As funções supervisoras e orientadoras. IBPEX, 2010.
ARAÚJO, Maria Benildes Uchôa. Gestão Pedagógica: Estudo Exploratório da Gestão Pedagógica no Município de Iguatu-Ceará no período de 2008 a 2012. Assunção – PY, 2016
ASTRÖM M, ASPLUND K, ASTRÖM T. Psychosocial function and life satisfaction after stroke. Stroke. 1992;23(4):527-31.
KASEN, S., WICKRAMARATNE, P., GAMEROFF, M. J., & WEISSMAN, M. M. (2012). Religiosity and resilience in persons at high risk for major depression. Psychological Medicine, 42(4), 509-519.
LÜCK, Heloísa. Toda a força para o líder. Nova Escola. Gestão Escolar. Editora Abril. Ano I. Nº1. Abri/maio. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.