Qualidade de vida e depressão entre pacientes carentes em tratamento oncológico na Casa do Amor em Vitória da Conquista BA

Autores

  • Luciana Gonçalves Lima
  • Stifanny Brenda Alves dos Santos
  • Gisele Norberto Mattos Gomes
  • Leilane Trindade Gomes
  • Valéria Pires Freitas
  • Diego Andrade Caetité
  • Stênio Fernando Pimentel Duarte

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.940

Palavras-chave:

Câncer. Depressão. Qualidade de vida

Resumo

A Oncologia está voltada para a forma como o câncer se evolui no organismo e qual o tratamento mais apropriado para cada tipo de neoplasia.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de morte em países desenvolvidos, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. Em termos estatísticos, podemos assegurar que o câncer é a doença crônica mais tratável no momento, cerca de 50% dos casos são curados. No Brasil estima-se que este número seja mais baixo, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos tardiamente. As causas de câncer são diversas, podendo ser externas, internas ou inter-relacionadas. Mesmo depois dos progressos com o tratamento para o câncer e as chances de sobrevivência, cada vez maiores, o câncer ainda está correlacionado como uma doença que provoca dor, sofrimento e morte iminente (KUBLER-ROSS, 1981), fazendo com que assim o diagnostico tenha um grande impacto psicológico no individuo, resultando em ansiedade; angustia; duvidas; ódio; desesperança; medo entre outros. Segundo Minayo, Hartz e Buss (2000), “qualidade de vida tem sido ligada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial”. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo com o objetivo de avaliar a qualidade de vida e depressão dos pacientes oncológicos em tratamento na Casa do Amor em vitória da Conquista. Foram entrevistados 30 pacientes, 10 mulheres e 20 homens ambos diagnosticados câncer.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Lima


 

Referências

ALMEIDA, Marcos Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MARQUES, Renato. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas, de pesquisa. São Paulo: Escola de artes, ciências e humanidades–EACH/USP, p. 142, 2012.

AZEVEDO SILVA, G. I.; ROBERTO BORGES DE SOUZA-JÚNIOR, P. I.; NOGUEIRA DAMACENA, G. Detecção precoce do câncer de mama no Brasil: dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Inquéritos Artigo Original Rev Saude Publica, v. 51, n. 1, 2017.

CELIS, J. E.; PAVALKIS, D. A Mission-oriented Approach to Cancer in Europe: A Joint Mission/Vision 2030. Journal of neurochemistry, v. 140, n. 6, p. 874–888, mar. 2017.

DOS SANTOS QUIJADA, Patrícia Daniela et al. Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer de próstata. Revista Cuidarte, v. 8, n. 3, p. 1826-38, 2017.

FERREIRA, Beatriz Machado Lança et al. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES ACOMETIDAS POR CÂNCER DE MAMA EM UMA UNIDADE PARTICULAR, NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. Biológicas & Saúde, v. 7, n. 24, 2017.

INCA. INCA - Ações e Programas - Vigilância do Câncer e seus Fatores de Risco. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_epidemiologia_vigilancia/>. Acesso em: 11 nov. 2017.

KUBLER-ROSS E. Domande e risposte sulla morte e il morire, it. vers. Como: Edizioni Red; 1981.

MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. 2000.

RAMOS, V. A. B. O Papel Do Psicólogo Na Doença Oncológica E As Suas Fases. Psicologia.Pt, p. 1–10, 2016.

SALCI, M. A.; SALES, C. A.; MARCON, S. S. Sentimentos de mulheres frente ao cancer. @BULLET Rev. enferm. UERJ, v. 17, n. 1, p. 4646–51, 2008.

SANTOS, BARTIRA DE GODOY MARANHÃO SANTOS, S. C. et al. Frequência de Realização do Autoexame das Mamas e Mamografia na Detecção de Nódulos em Mulheres de Baixa Renda na População Sul Fluminense. Revista de Saúde, v. 1, n. 1, p. 25–31, 2010.

SANTOS, BARTIRA DE GODOY MARANHÃO SANTOS, S. C. et al. Frequência de Realização do Autoexame das Mamas e Mamografia na Detecção de Nódulos em Mulheres de Baixa Renda na População Sul Fluminense. Revista de Saúde, v. 1, n. 1, p. 25–31, 2010.

SILVA, D. DA. Instrumentos de avaliação de ansiedade, depressão e qualidade de vida em pacientes pré/pós transplante de células-tronco hematopoiéticas: uma revisão sistemática. 2017.

WORLD CANCER RESEARCH FUND/AMERICAN INSTITUTE FOR CANCER RESEARCH. Food, nutrition, physical activity and prevention of cancer: A global perspective. Washington: American Institute for Cancer Research; 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos