Uso da Estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes em Disciplinas da Graduação em Farmácia

Autores

  • Emanuela Machado Silva Saraiva Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Departamento de Farmácia. Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, Juazeiro do Norte, CEP: 63010-475. Ceará. Brasil.
  • Gustavo de Oliveira Alencar Curso de Farmácia. Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, Juazeiro do Norte, CEP: 63010-475. Ceará. Brasil.
  • Yanaina Samya Oliveira Machado Curso de Letras. Universidade Regional do Cariri – URCA. Rua Cel. Antônio Luis, 1161, Bairro Pimenta, Crato, CEP: 63105-000. Ceará. Brasil.
  • Antônia Edna Belém Gomes Faculdade de Juazeiro do Norte– FJN. Departamento de Enfermagem. Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, Juazeiro do Norte, CEP: 63010-475. Ceará. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.924

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes, Aprendizagem Ativa, Educação Farmacêutica, Farmácia.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o aproveitamento de discentes mediante a utilização da estratégia de TBL em disciplina do primeiro e do último ano da graduação em Farmácia em uma Instituição de Ensino Superior da região do Cariri cearense. Trata-se de um estudo do tipo retrospectivo, baseado na análise documental dos registros das fichas de avaliação através da estratégia de TBL aplicada em disciplinas ministradas no primeiro ano e no último ano de graduação em Farmácia. Na disciplina do primeiro ano verificou-se um acréscimo de 1,11 pontos do aproveitamento da avaliação individual do aluno para a avaliação em equipe. Já na disciplina do último ano o aumento foi de apenas 1,02 pontos. O docente deve ser capaz de inovar as abordagens em sala de aula para que o discente se sinta constantemente motivado e disposto a encarar novos desafios, como também preparar-se para trabalhar em equipe e contribuir efetivamente para o sucesso da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuela Machado Silva Saraiva, Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Departamento de Farmácia. Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, Juazeiro do Norte, CEP: 63010-475. Ceará. Brasil.

Bacharel em FARMÁCIA pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007), com especialização em Gestão de Varejo pela Faculdades Nordeste - FANOR (2011). Em fase de conclusão do curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC - FMABC - desenvolve pesquisa com foco em cuidados farmacêuticos na atenção básica de saúde. Com experiência em farmácia comercial, gestão em saúde e docência em saúde. Atualmente seu exercício profissional engloba as áreas de assistência e atenção farmacêutica, gestão em serviço público de saúde e docência no curso de graduação em Farmácia na cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES N° 4, de 7 de Novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília: Distrito Federal. Diário Oficial da União, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CES Nº 202, de 20 de Outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Brasília: Distrito Federal. Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: http://www.semesp.org.br/site/wp-content/uploads/2017/10/COMUNICADO-JURIDICO-RESOLU%C3%87%C3%83O-CES-N%C2%BA-6-DE-19-DE-OUTUBRO-DE-2017.pdf.

FATMI, M.; HARTLING, L.; HILLIER, T.; CAMPBELL, S.; OSWALD, A. E. The Effectiveness of Team-Based Learning on Learning Outcomes in Health Professions Education: BEME Guide No. 30. Med Teach, v. 35, n. 12, p. e1608-1624, 2013. DOI: 10.3109/0142159X.2013.849802.

MICHAELSEN, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-Based Learning: A Transformative Use of Small Groups. 1ª Edição, Praeger, 2002.

PARMELEE, D.; MICHAELSEN, L. K.; COOK, S.; HUDES, P, D. Team-Based Learning: A Practical Guide: AMEE Guide No. 65. Med Teach, v. 34, n. 5, p. e275–e287, 2012. DOI: 10.3109/0142159X.2012.651179.

RAVINDRANATH, D.; GAY, T. L.; RIBA, M. B. Trainees as Teachers in Team-Based Learning. Acad Psychiatry, v. 34, n.4, p.294-297, 2010. DOI: 10.1176/appi.ap.34.4.294.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos