Neuropedagogia e as Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.920Palavras-chave:
Neuropedagogia. Leitura. Escrita. PráticasResumo
A presente pesquisa aborda a temática da neurociência a partir da visão da neuropedagogia. Com o objetivo de se discutir as contribuições da ciência na perspectiva de construir práticas pedagógicas de qualidade no ensino, sendo o professor o mediador desse processo de aprendizagem e suas contribuições nas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, este trabalho busca compreender a prática pedagógica. Especificamente, busca compreender como se processa e se apresentam os problemas relacionados à leitura e escrita, sobretudo na fase que abarca os anos iniciais do Ensino Fundamental; a proposta é, portanto, apreender a influência das técnicas de ensino e aprendizagem na apropriação do binômio leitura-escrita. Neste sentido, a ideia é perceber ações que culminem na contextualização na elaboração cognitiva de novos saberes realizando intervenções pedagógicas que proporcionem o desenvolvimento e a reorganização das práticas, resultando em novas aprendizagens. A neuropedagogia neste sentido mostra-se forte contributo no desenvolvimento de competências e habilidades afetivas e cognitivas ao se dispor de intervenções interdisciplinares nas diversas possibilidades didático-pedagógicas. A metodologia aqui utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sobretudo, aquela voltada à dificuldade de leitura e de escrita dos educandos, com forte relevo no comprometimento da escola na qualidade de ensino.Downloads
Referências
BARTHOLOMEU, Daniel; SISTO, Fermino Fernandes; MARIN RUEDA, Fabián Javier. Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças. Psicol. estud., Abr 2006, vol.11, no.1, p.139-146.
CARNEIRO, Gabriela Raeder da Silva, MARTINELLI, Selma de Cássia e SISTO. Autoconceito e dificuldades de aprendizagem na escrita. Psicol. Reflex. Crit., 2003, vol.16, no.3, p.427-434.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1993.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. A Frenologia e o nascimento da Neurociência Experimental. In: LENT, R. (org.). Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Atheneu/Faperj, 2001. p. 20-21.
PAÍN, S. (1985). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
RELVAS. Marta Pires. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
SOARES, Magda Becker, MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília: MEC/INEP/ COMPED (série Estado do Conhecimento). 2000.
_________________ . Alfabetização: a ressignificação do conceito. Alfabetização e Cidadania, nº 16, p 9-17, jul., 2003.
THOMPSON, Rita. Psicomotricidade. In: MAIA, Heber. Neurociências e desenvolvimento cognitivo. 2º ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.