Neuropedagogia e as Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita

Autores

  • Alcione de Moraes Correia Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • João Everaldo Alves Felizardo FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.920

Palavras-chave:

Neuropedagogia. Leitura. Escrita. Práticas

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática da neurociência a partir da visão da neuropedagogia.  Com o objetivo de se discutir as contribuições da ciência na perspectiva de construir práticas pedagógicas de qualidade no ensino, sendo o professor o mediador desse processo de aprendizagem e suas contribuições nas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, este trabalho busca compreender a prática pedagógica. Especificamente, busca compreender como se processa e se apresentam os problemas relacionados à leitura e escrita, sobretudo na fase que abarca os anos iniciais do Ensino Fundamental; a proposta é, portanto, apreender a influência das técnicas de ensino e aprendizagem na apropriação do binômio leitura-escrita. Neste sentido, a ideia é perceber ações que culminem na contextualização na elaboração cognitiva de novos saberes realizando intervenções pedagógicas que proporcionem o desenvolvimento e a reorganização das práticas, resultando em novas aprendizagens. A neuropedagogia neste sentido mostra-se forte contributo no desenvolvimento de competências e habilidades afetivas e cognitivas ao se dispor de intervenções interdisciplinares nas diversas possibilidades didático-pedagógicas. A metodologia aqui utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sobretudo, aquela voltada à dificuldade de leitura e de escrita dos educandos, com forte relevo no comprometimento da escola na qualidade de ensino.

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Biografia do Autor

Alcione de Moraes Correia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC


Alcione de  Moraes Correia[1]; João Everaldo Alves Felizardo2


[1] Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC. e-mail:

2 mmm


 

Alcione de  Moraes Correia[1]; João Everaldo Alves Felizardo2


[1] Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC. e-mail:

2 mmm

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Publicado

2017-11-30

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