O Autismo e as Dificuldades no Processo de Aprendizagem Escolar

Autores

  • Mônica Misleide Matias Ferreira Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central-FACHUSC
  • Aurenia Pereira de França Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central-FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.916

Palavras-chave:

Autismo. Ensino e Aprendizagem. Família. Escola

Resumo

Este artigo aborda sobre a temática do autismo e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar, ressaltando o ensino aprendizagem e adaptação a escola. De modo que, desenvolva adequadamente as competências cognitivas e sociais das crianças autista. O artigo em pauta objetivou-se a compreender o processo de aprendizagem da criança autista no ambiente escolar. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica, uma pesquisa qualitativa de autores renomados como: Mantoan (2006), Varella (2011), Wendell (2013), Orrú (2013), Mello (2013) entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o tema em questão, para que profissionais, familiares e a sociedade compreenda como se dá a aprendizagem de criança portadora de autismo.  A criança autista necessita de métodos e acompanhamento especializado.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Misleide Matias Ferreira, Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central-FACHUSC



Referências

AMORIM, E.B.O.S.; OLIVEIRA, G.F. Dislexia em Perspectiva: Contribuições da Psicopedagogia e da psicologia. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Set-Out de 2016, vol.10, n.31, Supl 2, p. 135-146. ISSN 1981-1179.

BRASIL. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009.

CORNELSEN, Sandra. Uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da psicomotricidade relacional. Universidade federal do Paraná, 2007 Curitiba.

GOMES, Alice Neves, SILVA, Claudete Barbosa da. Software Educativo para Crianças Autistas de Nível Severo. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisas em Design, 2007, Rio de Janeiro.

LOPES, E.S.; OLIVEIRA, G.F. Por uma Pedagogia Inclusiva. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 294-303. ISSN: 1981-1179.

MELLO, Ana Maria, S, Ros de Andrade, Maria América Ho Helena Sousa Dias, Inês de. Retratos do Autismo no Brasil. 1º Edição, São Paulo. Editora. AMA,2013, p.82

NILSSON, Inger. Introdução a educação especial para pessoas com transtornos de espectro autísticos e dificuldades semelhantes de aprendizagem. Em PDF. Congresso Nacional sobre a Síndrome de Autismo 2004. Disponível em <http://www.ama.org.br/download/Autismo-IntrodEducEspecial.pdf> Acesso em: 23 mar.2009.

NUNES, Daniella Carla Santos. O pedagogo na educação da criança autista. Publicado em 07 de fevereiro de 2008.

OLIVEIRA, Gislene Farias.. Por uma educação transdisciplinar. Id on Line Revista de Psicologia, Novembro de 2013, vol.1, n.21, p. 07-09. ISSN 1981-1189.

ORRÚ, Ester Silva. Autismo: o que os pais devem saber? – 2. ed. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.p.32

MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar. Editora ABDR. Edição, São Paulo, 2006.p.25

VARELLA, Dráuzio; 2011https://drauziovarella.com.br/videos-3/videos/o-espectro-do-autismo/

WENDELL, Ney. Praticando a Generosidade em Sala de aula. Editora prazer de ler. Edição Recife 2013, p.10

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment