Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos

Autores

  • Maria Katariny Cardoso dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.915

Palavras-chave:

Surdez, Ensino Regular, Intérprete, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Este artigo apresenta dados de estudos bibliográficos relacionadas à inclusão de alunos surdos principalmente no ensino regular. Como embasamento teórico foram analisados diversos fatores referentes às políticas públicas de inclusão do deficiente físico assim como leis específicas inerentes à surdez. Desatacaram-se conquistas, assim com as dificuldades e os desafios que os profissionais da escola inclusiva precisam enfrentar para vencer. Verificou-se que a inclusão está acontecendo, não no ritmo desejado, mas acontece. Constatou-se a importância do intérprete de Libras e seu papel de fidelidade, ética e compromisso que deve ser adotado com seu aluno surdo. Foi apresentada a importância do AEE (Atendimento Educacional Especializado), de trabalhar em união com o ensino regular na educação dos surdos. Muitos teóricos contribuíram para a construção deste trabalho, entre eles destacam-se, Aranha, Góes, Brito e Quadros. As leis que priorizam o atendimento às pessoas com deficiências também mereceram o devido destaque.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Katariny Cardoso dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

Educação Especial na Perspectiva da

Educação Inclusiva para Surdos

 

Maria Katariny Cardoso dos Santos[1]; Aurelania Maria de Carvalho Menezes[2]


[1] Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC. 2017;

[2] Graduação em Pedagogia - AEDS. Professora da Escola Municipal Valdemar Soares de Menezes. Professora da FACHUSC - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. 

 

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Publicado

2017-11-30

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