Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura

Autores

  • Maria Caroline dos Santos Freire Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.905

Palavras-chave:

Leitura. Ensino. Aprendizagem. Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho foi realizado a partir de reflexões iniciadas na época do estágio supervisionado com o objetivo principal de analisar a importância da leitura na formação de alunos leitores garantindo ao indivíduo uma interação com a informação sistemática contribuindo para a construção de um cidadão crítico dos seus conhecimentos.  Nesse sentido, buscou-se ressaltar a importância da leitura como ponto de processo abrangente, cuja linha de evolução permite a identificação de características especiais que definem momentos de crescimento da criança, desde o inicio da escolaridade, á integração ao ambiente familiar a escola. São muitos os cuidados que precisamos ter no trabalho que desenvolvemos com nossos alunos, utilizando as estratégias que valorizem cada oportunidade de crescimento, de fortalecimento das habilidades do futuro leitor. O mesmo foi realizado a partir de bibliografia de caráter qualitativo onde promovemos uma leitura reflexiva com os autores citados neste trabalho procurando estimular aos profissionais da educação um incentivo a praticas pedagógicas voltadas para a descoberta e imaginação da leitura da criança.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Caroline dos Santos Freire, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC


Referências

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura.Porto Alegre: Projeto, 2009.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. O acompanhamento das aprendizagens e a avaliação. Revista Pátio Educação Infantil. Ano II, nº.4, Abr/jul., 2004 p.17.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1997.

BORTONI, Márcia Elizabeth. A construção da leitura e da escrita: do 6 ao 9 ano do ensino fundamental. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CARDOSO, Bruna, P.A. A Práticas de linguagem oral e escrita: educação infantil. São Paulo: Editora, Anzol, 2012,p.16.

DE PIETRI Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente.Rio de Janeiro: Ediouro, 2.ed.2009

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler.São Paulo: Moderna, 1 ed. 2003.

KRAMER, Sonia (org.); LEITE Maria Isabel Ferraz Pereira (org.). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.

MARTINEZ, Juliana Zeggio; MOROSOW, Ivete. A Didática no Ensino e Avaliação da Aprendizagem em Língua Estrangeira. Curitiba, Intersaberes, 2013, p.82.

SOLÉ, Izabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 6.ed.1988.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment