Avaliação da Pedagogia Narrativa no Curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade Regional do Cariri - URCA

Autores

  • Fabiano Martins Teixeira UNIVERSIDAD SAN CARLOS - PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.899

Palavras-chave:

Ensino de enfermagem – Pedagogia narrativa - Aprendizagem

Resumo

As abordagens do ensino convencional centradas sobre a cobertura de conteúdo, não são mais adequadas nas graduações de enfermagem, com as habilidades cognitivas e afetivas necessárias para funcionar nos papéis desafiadores da prática dessa profissão. O objetivo deste estudo fenomenológico foi explorar as experiências de educadores que usaram Pedagogia Narrativa para ensinar conceitos de enfermagem e tópicos. Procurou entender como os educadores avaliaram os resultados da aprendizagem dos alunos após a promulgação desse tipo de Pedagogia. As questões da pesquisa foram as seguintes: (1) Atingiu-se o objetivo desejadoapós a promulgação da Pedagogia Narrativa? e (2) Quais são os métodos de avaliação e que ferramentas são mais apropriados para medir os resultados dos alunos após? Participaram oito professores do curso de enfermagem da Universidade Regional do Carri – Unidade Descentralizada do Iguatu – Ceará, que tinham recentemente utilizado a Pedagogia Narrativa para preparar os estudantes de enfermagem. Os dados foram analisados, sintetizados e interpretados usando um interativo, trifásico não linear usando a hermenêutica de Heidegger e estatísticas descritivas. Três grandes temas, relacionados com a avaliação da Pedagogia Narrativa surgiram: (a) determinar o uso da Pedagogia Narrativa, (b) melhorar os resultados dos alunos, e (c) determinar métodos de avaliação e ferramentas. Os resultados certamente contribuirão para uma reforma do ensino de enfermagem, relacionada às decisões pedagógicas dos educadores.

 

 

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Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Estudo de Caso