O Convívio Entre Mães e Filhos e a iniciação ao Uso de Drogas

Autores

  • Dejanira Aparecida Lacerda Brandão Departamento de Graduação em Psicologia Faculdade Patos de Minas
  • Luciana de Araujo Mendes Silva
  • Antônio Junior de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Gilmar Antoniassi Junior Departamento de Graduação em Psicologia Faculdade Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.881

Palavras-chave:

Drogas. Mães. Vulnerabilidade.

Resumo

O objetivo: analisar a relação entre mães e filhos na iniciação ao uso do álcool e outras drogas por parte dos filhos, com pacientes atendidos em um Centro de Atendimento a Dependentes Químicos. Método: Trata-se de um estudo do tipo qualitativo transversal, de natureza exploratória, cuja a amostra foi constituída, aleatoriamente, por conveniência resultante em 11 atendidos. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e aplicação do inventário de estilos parentais. Resultados: Indica que os primeiros contatos com as drogas ocorreram na infância e puberdade-adolescência. A influência dos amigos, familiares e problemas advindos das relações conflituosas são preditores para o primeiro envolvimento. Os vínculos entre mães e filhos são ambivalentes entre a sensação de amparo e desamparo.  Conclusão: O sujeito, ao defrontar com situações os quais apontam disfuncionalidades dos fatores que correspondem afetividade e estabilidade emocional, hipervigilância e orientação para o outro, são uma constante ameaça na sua capacidade de ser e estar no mundo, e usam a drogadição como via de recurso único.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dejanira Aparecida Lacerda Brandão, Departamento de Graduação em Psicologia Faculdade Patos de Minas

Graduanda do Curso de Bacharelado em Psicologia.

Luciana de Araujo Mendes Silva

Graduando do Curso de Bacharelado em Psicologia.

Gilmar Antoniassi Junior, Departamento de Graduação em Psicologia Faculdade Patos de Minas

Coordenador do Curso de Psicologia desde sua abertura e funcionamento. Prof. Junior Antoniassi como é conhecido por todos. Graduado em Psicologia pela Faculdades Integradas de Fernandópolis, atualmente é Doutorando em Psicologia pela Uniersidade Empresalyares e Socyales (BA/AG). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (SP/BR). Pesquisador na área de Psicologia da Saúde e Relações Famíliares, atua com base nas linhas de pesquisas em Risco e Vulnerabilidade de Saúde em relação ao Uso de Drogas; Relações de Famílias na Contemporaneidade; Universidade Promotora da Saúde; Educação como processo mediador do sujeito – família – sociedade. No curso de Psicologia é responsável pelo Núcleo de Processos Educativos e Promoção da Saúde. Na Estrutura universitária da FPM, é Chefe do Departamento Pedagógico de Professores, Monitores e Estágios. Membro fundador do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos onde compõe a função de Vice-Coordenador.

Referências

ANDOLFI, M.; ANGELO, C. Tempo e mito em psicoterapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

ANTONIASSI JUNIOR, G., GAYA, C. M. Implicações do uso de álcool, tabaco e outras drogas na vida do universitário. Revista Brasileira Promoção de Saúde, vol.28, n.1, p.67-74, 2015a.

ANTONIASSI JUNIOR G.; GAYA, C. M. O uso de droga associado ao comportamento de risco universitário. Revista Saúde e Pesquisa, vol.8, Ed. Esp., p.09-17, 2015b.

BARBOSA, F. A., MACHADO, L. F. V., SOUZA, L. V.; SCORSOLINI-COMIN, F. Significados do cuidado materno em mães de crianças pequenas. Barbarói, vol.33, n.3, p.28-49, 2010.

BATTIKHA, E. C., FARIA, M. C. C.; KOPELMAN, B. I. As representações maternas acerca do bebê que nasce com doenças orgânicas graves. Psicologia Teoria e Pesquisa, vol.23, n.1, p.17-24, 2007.

BEE, H. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BENCHAYA, M. C. et. al. Pais não autoritativos e o impacto no uso de drogas: a percepção dos filhos adolescentes. Jornal de Pediatria, vol.8, n.7, p.238-44, 2011.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópoles: Vozes, 2012.

BORTOLON, C. B. et. al. Avaliação das crenças codependentes e dos estágios de mudança em familiares de usuários de drogas em um serviço de teleatendimento. Revista AMRIGS, vol.54, n.4, p.432-36, 2010.

CANIÇO, H., BAIRRADA, P., RODRÍGUES, E.; CARVALHO, A. Novos tipos de família plano de cuidados. Coimbra (PT): Imprensa da Universidade Coimbra, 2010.

FERNANDES, L. M. S.; ANTONIASSI JUNIOR, G. Drogas e a Família, uma discussão da literatura. Revista Psicologia Saúde Debate, vol.2, Ed. Esp., p.73-85, 2016.

FERRARI, A. G.; PICCININI, C. A. Função materna e mito familiar: evidências a partir de um estudo de caso. Revista Ágora, vol.13, n.2, p.243-57, 2010.

FERRO, L. R. M., GAYA, C. M.; ANTONIASSI JUNIOR, G. A violência e o consumo de drogas entre universitários. Brazilian Journal of Forensic Sciences, vol.3, n.3, p.258-272, 2014.

MAIA, J. A., PEREIRA, L. A.; MENEZES, F. A. Consequências do uso de drogas durante a gravidez. Revista Enfermagem Contemporânea, vol.4, n.2, p.121-28, 2015.

MEDEIROS, T. K. et. al. Representações sociais do uso e abuso de drogas entre familiares de usuário. Revista de Psicologia e Estudos, vol.18, n.2, p.269-79, 2013.

PAPP, P. O processo de mudança: uma abordagem pratica a terapia sistêmica de família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PAIVA, F. S.; RONZANI, T. M. Estilos parentais e consumo de drogas entre adolescentes. Revista Psicologia e Estudos, vol.14, n.1, p.177-83, 2009.

PENSOC, M. A.; SUDBRACK, M. F. Envolvimento em atos infracionais e com drogas como possibilidades para lidar com o papel de filho parental. Revista de Psicologia USP, vol.15, n.3, p.29-54, 2009.

RAPOPORT, A.; PICCININI, C. A. Maternidade e situações estressantes no primeiro ano de vida do bebê. Revista de Psico-USF, vol.16, n.2, p.215-225, 2011.

RECHIA, I. C; SOUZA, A. P. R. Dialogia e função materna em casos de limitações práxicas verbais. Revista de Psicologia e Estudos, vol.15, n.2, p.315-23, 2010.

SANTOS, K. D.; MOTTA, I. F. O significado da maternidade na trajetória de três jovens mães: um estudo psicanalítico. Revista Estudos de Psicologia, vol.31, n.4, p.517-25, 2014.

SILVA, M. K. P.; ROCA, C. R. O reflexo da violência praticada pelas mães no período gestacional contra seus filhos. In: XI Seminário Internacional de demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. VII Mostra de trabalhos jurídicos científicos. Santa Cruz do Sul, Brasil: EDUNISC, 2014.

VERISSIMO, M. et. al. A relação entre a qualidade da vinculação à mãe e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar. Psicologia Reflexão Crítica, vol. 24, n.2, p.292-299, 2011.

XAVIER, R. B. T., FERREIRA, C. V. L.; PARAVIDINI, J. L. L. Adolescentes em conflito com a lei: função materna e a transmissão do nome do pai. Revista Mal-estar Subjetividade, vol.11, n.1, p.41-64, 2011.

WINNICOTT, D. W. O Ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 2007a.

WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983b.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos