Percentual de Contas recebidas e devolvidas do Faturamento para o Setor de Auditoria de Contas Médicas de em um Hospital Particular do Recife

Autores

  • Grace Mary Gomes Cintra UFPE
  • Carla Giselly de Souza
  • Marta Gerusa Silva de Souza
  • Gislene Farias de Oliveira Faculdade Metropolitana - Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.873

Palavras-chave:

Glosas, Conveniados, Faturamento hospitalar

Resumo

A atenção à saúde não é gratuita e sejam quais forem as fontes de financiamento, públicas ou privadas, elas absorvem recursos na forma de impostos, seguros ou despesas particulares. O sistema brasileiro de saúde tem passado por uma crise financeira, sem precedentes, crise esta resultante da má administração financeira destes recursos. A palavra Auditoria vem do latim Auditore, que significa aquele que ouve, ouvidor. É o perito encarregado de examinar contas. O processo de auditoria consiste em analisar documentos, registros, orçamentos, apresentações de fatos ou outras informações e depois comparar com uma norma ou requisito pré-estabelecido. A glosa é o cancelamento parcial ou total destes itens, por serem considerados ilegais ou indevidos, ou seja, quando o auditor do plano de saúde não considera cabível o pagamento. Faturamento é o conjunto dos recebimentos expressos em unidades monetárias, obtidas por uma empresa com a venda de bens ou serviços em determinado período, em outras palavras é o número de unidades de bens ou serviços vendidos multiplicado pelo preço de venda unitário. Foi possível observar que o convenio que mais atendeu durante o ano de estudo foi o Sulamérica, com um total de 17,67% dos atendimentos realizados no ano, seguido do convênio Unimed com 14,75% e Saúde Bradesco 13,72%. Para que possamos diminuir o percentual de perdas hospitalares é necessário um planejamento prático e eficaz, objetivando a pré-análise, que deve ser feita por profissionais de saúde qualificados possuidores de uma visão crítica e propositora de sua atuação, onde, devem desempenhar suas atividades focando sempre na qualidade da assistência prestada aos pacientes desde sua admissão até a alta hospitalar, acompanhando todos os procedimentos realizados, comparando prescrição com a saída de material médico da farmácia, monitorando solicitações de exames, lançando taxas, observando descrição e a evolução médica e de enfermagem, orientar os profissionais, quanto a importância de uma evolução fiel, real técnica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Mary Gomes Cintra, UFPE


 

Referências

ANSELMI, M.A.; NAKAO, J.R.S. A Enfermagem no processo de gestão economica dos serviços de saúde: Limites e possibilidades. Rev. Bras. de Enfermagem. 1999, 52(2): 223-32.

BRASIL, Ministério Da Saúde: História da auditoria em saúde. [online]. Disponível em: www.sna.saude.gov.br/his-toria.cfm, 2007.

COUTTOLENC, B.F.; ZUCCHI, P. Gestão de recursos financeiros. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da USP; 1998 (Série saúde e cidadania,10).

Consejo Internacional De Las Enfermerías. La calidad, los costos y la enfermería. [Presentado en el día internacional de la enfermería; Geneva; 1993].

D`INNOCENZO, M.; et al. Indicadores, Auditorias, Certificações: Ferramentas de Qualidade para Gestão em Saúde. São Paulo (SP): Martinar, 2006.

FARACO, M.M.; ALBUQUERQUE, G.L. Auditoria do método de assistência de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2004; 57(4): 421-4.

FRANCISCO, M.T.R. Auditoria em enfermagem: padrões, critérios de avaliação e instrumentos. 3a ed. São Paulo: Cedas; 1993.

GOTO, D.Y.N. Instrumento de auditoria técnica de conta hospitalar mensurando perdas e avaliando a qualidade da assistência [monografia]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2001.

International Organization For Standardization. NBR ISO 19011: Diretrizes para Auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental. ABNT, Rio de Janeiro, 2002

LOPES, C.M. Auditoria e distorções: ênfase nas atividades de anotações de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 1998; 51(1): 105-22.

MAIA, J.R.; PAES, P.P.L. Manual de Auditoria de contas Médicas. Hospital Geral de Juiz de Fora. 2005. Ministério da Defesa, Exército Brasileiro 4ª Região Militar /4ª Divisão de Exército. Juiz de Fora, MG.

RESOLUÇÃO COFEN-266/2001, www.portalcofen.gov.br/node/4303

SCARPARO, A.F.; FERRAZ, C.A.; CHAVES, L.D.P.; ROTTA, C.S.G. Abordagem conceitual de métodos e finalidade da auditoria de enfermagem. Rev. Rene, Fortaleza, 2009. v. 10, n. 1, p. 1-165, jan./mar.

SILVA, S.H.; ORTIZ, D.C.F.; SHIMIZU, H.E.; TOTH, M. Auditoria em enfermagem: implantação e desenvolvimento no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Rev. Esc. Enferm. USP 1990; 24(2): 1999-2009.

TORRES, L. Auditoria em enfermagem. [Tese de doutorado]. São Paulo: USP; 1977.

ZUNTA, R.S.B. O faturamento gerado pelos procedimentos de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva. [Dissertação] São Paulo, 2009, USP, Escola de Enfermagem.11p.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos