Reflexões sobre Gestão Escolar à partir da Percepção de Gestores da Rede Municipal

Autores

  • Alzineide dos Santos Galdino Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Jucinei dos Santos Martins Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Jurandi José Celestino Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Washington Silva Rufino Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Luzia Coelho Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.872

Palavras-chave:

Gestão escolar, Descentralização, Competências, percepção de usuários

Resumo

Este artigo situa a gestão escolar, com o objetivo de descrever, a partir da percepção do gestor, o ambiente escolar, seus elementos, e a prática de gestão, adotando, para tanto, o referencial sobre as prerrogativas do gestor escolar no contexto da gestão democrática. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de entrevista com gestores da rede municipal de ensino. As informações foram analisadas qualitativamente. Os resultados apontam a existência de participação democrática na gestão escolar nas instituições pesquisadas. No que concerne a competências requeridas para o gestor, infere-se, a partir da percepção dos participantes, que há necessidade de incentivar ações específicas de capacitação, principalmente no que se refere à dimensão financeira de gestão.

 

 

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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos