Reflexões sobre Gestão Escolar à partir da Percepção de Gestores da Rede Municipal

Alzineide dos Santos Galdino, Jucinei dos Santos Martins, Jurandi José Celestino, Washington Silva Rufino, Luzia Coelho Rodrigues

Resumo


Este artigo situa a gestão escolar, com o objetivo de descrever, a partir da percepção do gestor, o ambiente escolar, seus elementos, e a prática de gestão, adotando, para tanto, o referencial sobre as prerrogativas do gestor escolar no contexto da gestão democrática. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de entrevista com gestores da rede municipal de ensino. As informações foram analisadas qualitativamente. Os resultados apontam a existência de participação democrática na gestão escolar nas instituições pesquisadas. No que concerne a competências requeridas para o gestor, infere-se, a partir da percepção dos participantes, que há necessidade de incentivar ações específicas de capacitação, principalmente no que se refere à dimensão financeira de gestão.

 

 


Palavras-chave


Gestão escolar, Descentralização, Competências, percepção de usuários

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.872

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