O Departamento de Estoque como fator influenciador na Gestão de Empresas

Autores

  • Karina Akemi UNIVATES
  • Mariana Emídio Oliveira Ribeiro UNIVATES
  • Anna Ariane Araújo de Lavor
  • Antônio Carlos Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.866

Palavras-chave:

Administração, Empresas, Estoque, Produtos

Resumo

O presente trabalho, teve como objetivo verificar como a gestão de estoque influencia nas empresas, visto que ter um estoque é essencial para as organizações, uma vez que auxilia no processo de vendas e na garantia aos clientes. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com leituras, comentários e citações por meio de livros e sites especializados. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, cujoa hipótese da pesquisa não obteve uma resposta de sim ou não, e também exploratória, que tem como objetivo alcançar novas percepções do assunto e descobrir novas ideias. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2016. Os resultados obtidos explicam que é fundamental um estoque nas empresas, pois torna-se eficiente ao atender melhor os clientes, no qual, se torna apta a competir com as outras empresas do mesmo segmento. O estoque é um dos principais departamentos dentro de uma empresa, é nele que é armazenado todos os produtos que são vendidos. E há sempre uma pessoa responsável por ele, que organiza e faz os controles diariamente para que assim o estoque e os produtos que nele é composto fiquem em ordem. Funcionários de depósito são os responsáveis por fazer todo o inventário com a função de controlar o estoque. Onde é necessário sempre fazer a contagem dos produtos, ou até mesmo um balanço a cada três meses para verificar se a contagem no estoque físico confere com a do contábil. Desse modo, é fundamental para as empresas e até mesmo para a comodidade dos clientes e funcionários a obtenção de um estoque de materiais, pois além do estoque ser uma estratégia para as empresas, onde em muitos casos o lucro é evidente, o mesmo também serve para ter produtos sempre disponíveis para as vendas, sendo assim, uma das funções indispensável dentro de qualquer organização.

 

Palavras-chave:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENTO, Ailton. A Importâcia da Gestão de Estoques: Estudo de Caso em uma Indústria Automobilística. Florianópolis: 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/91461/261747.pdf?sequence=1&isAllowed=. Acesso em: 21/11/2016.

CARVALHO, Claudinê Jordão. Como a Gestão de Práticas de Oferta de Crédito Impacta a de Estoque. UFU: 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000700006&lang=pt . Acesso em: 21/11/2016.

CERVO, Amado L. e BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5º Edição. São Paulo. Editora: Afiliada, 2002.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 6º Edição. São Paulo. Editora: Atlas, 2011.

GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa.1º Edição. Rio Grande do Sul. Editora: UFRGS, 2009.

GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de Materiais. 3º Edição. Rio de Janeiro. Editora: Elsevier, 2010.

IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. 5. ed. São Paulo. Editora: Atlas, 2000.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à Pesquisa Bibliográfica: Guia do Estudante Para a Fundamentação do Trabalho de Pesquisa. 2º Edição. São Paulo. Editora: Loyola, 1996.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7º ed. São Paulo. Editora: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7º ed. São Paulo. Editora: Atlas, 2010.

PAURA, Glávio Leal. Fundamentos da Logística. IFMT. Curitiba, 2012.

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 3º Edição. São Paulo. Editora: Atlas, 2005.

VIANA, João José. Administração de Materiais: Um Enfoque Prático.1º Edição. São Paulo. Editora: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment