Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB

Autores

  • Breno Tavares da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Guttemberg da Silva Silvino Universidade Federal da Paraíba
  • Aramis de Albuquerque Farias Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.857

Palavras-chave:

Cobertura vegetal. Bacia hidrográfica. Geoprocessamento

Resumo

Atualmente, parece que os políticos e a população esqueceram o que é mata ciliar e sua importância, pois ao lado dos rios, reservatórios e lagos urbanos, em geral, não encontramos mais florestas conservadas. No meio rural o avanço da agricultura contribuiu para a redução da vegetação nas margens dos corpos d’água, criando um ambiente de insegurança hídrica. O reflexo dessas atividades, desenvolvidas nas bacias hidrográficas, é sentido diretamente nos rios e reservatórios. Com o solo descoberto ou com pouca vegetação, ocorre o transporte de sedimentos pela ação das chuvas, ocasionando o assoreamento e eutrofização dos corpos d’água. Este trabalho teve como principal objetivo mostrar os resultados obtidos no levantamento batimétrico automatizado do açude de Vaca Brava. A metodologia consistiu na utilização de técnicas de posicionamento por satélites (GPS) para a realização da batimetria, bem como de topografia convencional, além de recursos do sensoriamento remoto para a confecção de cartas digitais da microbacia. Os resultados da batimetria comparados com os dados do projeto inicial nos mostrou que houve uma diminuição no volume do reservatório de 10,50%, em 75 anos de funcionamento, correspondendo a uma taxa de 0,14% ao ano (abaixo da média nacional que é de 0,5%). Este baixo valor na taxa de assoreamento nos faz concluir o quanto é importante a conservação e preservação da mata ciliar no entorno e principalmente a montante dos reservatórios.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Tavares da Silva, Universidade Federal da Paraíba



Guttemberg da Silva Silvino, Universidade Federal da Paraíba

 

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura. Escritório de Pesquisa e Experimentação. Equipe de Pedologia e Fertilidade do Solo. Estado da Paraíba. I. Interpretação para uso agrícola dos solos do Estado da Paraíba. Rio de Janeiro, 1972 (Boletim Técnico, 15; SUDENE. Série Pedologia, - ).

CARVALHO, N. O.; JÚNIOR, N. P. F.; SANTOS, P. M. C. e LIMA, J. E. F. W., Guia de Avaliação de Assoreamento de Reservatórios, Brasília, DF, ANEEL – 2000.

CORRÊA FILHO, C.R.R.; ALBERTIN, L.L.; MAUAD, F.F. Determinação dos polinômios cota x área x volume utilizando a sonda acoustic doppler profiler (adp) no reservatório de barra bonita – SP. Revista Minerva: Pesquisa e Tecnologia. v. 2, n. 1, jan/jun 2005.

DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, pp 92-94, 158;

PARAÍBA. Secretaria da Educação. Universidade Federal da Paraíba. Atlas Geográfico da Paraíba. João Pessoa: GRAFSET, 1985.

SIRIGATE, Priscila. Gestão da qualidade ambiental da água de mananciais de abastecimento público como estratégia de redução de custos. In: ENCONTRO NAC. DE ENG. DE PRODUÇÃO, 25., 2005, Porto Alegre. ENEGEP 2005. Porto Alegre: Abepro, 2005. p. 5288 - 5294. Disponível em: <http://pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/ebook/2005/E-book%202006_artigo%207.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos