Impactos da Geração Y no Serviço Público Federal: Estudo de caso na 6ª Superintend~encia Regional da CODEVASF

Autores

  • Pedro Paulo da Cunha UNIVASF
  • Luzia Coelho Rodrigues UNIVASF
  • João Coimbra Neto UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.855

Palavras-chave:

Geração Y. Codevasf. Administração Pública

Resumo

O capital humano é considerado como o grande diferencial competitivo, logo, suas características tornam única uma organização perante seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Emerge neste contexto a Geração Y, comumente caracterizada por profissionais nascidos entre os anos oitenta e noventa. Este artigo descreve as características da geração y no serviço público federal, através de estudo de caso na 6ª Superintendência Regional da CODEVASF, localizada na cidade de Juazeiro (BA), além de identificar a historiografia e atuação da aludida empresa. Conclui que a geração y é o grande potencial que as empresas públicas poderão utilizar para atender as exigências de suas atribuições, com vistas às exigências do mundo globalizado e das intempéries políticas, sociais e econômicas, em especial na CODEVASF.

  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo da Cunha, UNIVASF



Referências

BARBOSA, Christian. Mais tempo, mais dinheiro. Rio de Janeiro: T. N. do Brasil, 2009.

BAUER, B. Você sabe o que é geração Y? Disponível em: < https://www.bernabauer.com/voce-sabe-o-que-e-a-geracao-y/>. Acesso em: 05 abr. 2017.

CASTELO BRANCO, Viviane Formosinho. A Gestão da geração y nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

BRASIL. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAIBA. Investindo no Brasil: Vales do São Francisco e Parnaíba. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017a.

BRASIL. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAIBA. Os vales. Disponível em: < http://www2.codevasf.gov.br/osvales>. Acesso em: 04 abr. 2017b.

BRASIL. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA. Área de atuação da CODEVASF no território brasileiro: 2012. Disponível em: < http://www2.codevasf.gov.br/osvales/arquivos/area_atuacao_brasil.pdf >. Acesso em: 04 abr. 2017c. .

BRASIL. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAIBA. Missão e visão de futuro. Disponível em: < http://www2.codevasf.gov.br/empresa/missao>. Acesso em: 04 abr. 2017d.

BRASIL. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAIBA. Formas de atuação. Disponível em: < http://www2.codevasf.gov.br/empresa/formas-de-atuacao>. Acesso em: 04 abr. 2017e.

BRASIL. COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAIBA. Impactos da ação. Disponível em: < http://www2.codevasf.gov.br/empresa/impactos_da_acao>. Acesso em: 04 abr. 2017f.

COMAZZETTO, Letícia Reghelin et al.. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um estudo comparativo entre gerações. Psicologia: Ciência e Profissão jan/mar. 2016, v. 36, n. 1, 145-157.

KHOURI, Karim. Liderança é uma questão de atitude. São Paulo: SENAC, 2010.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007.

LIPKIN, N. A.; PERRYMORE, A. J. A Geração Y no trabalho: como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura da sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, V. F. da; STRUCKEL, A. C. Perfil da geração y que trabalha no comércio da cidade de Maringá. Caderno de Administração, v. 21, n. 1 (2013).

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman; 2001

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Estudo de Caso