O texto de teatro como um Gênero Plural

Autores

  • Erasmo Carlos Gonçalves Damasceno UNIVSERSIDAD HISPANO-GUARANI
  • Nederjane Delmondes Coelho de Oliveira UNIVSERSIDAD HISPANO-GUARANI

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.851

Palavras-chave:

Leitura Fluente, Pontuação, Peça de Teatro, Intervenção

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi analisar a funcionalidade dos sinais gráficos de pontuação no gênero peça de teatro nas turmas de 7º ano, visando minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos na fluência da leitura. O universo de pesquisa foi a Escola Pública Eduardo de Sousa Carvalho, em Araripina – PE. A amostra foi composta de 60 sujeitos, sendo eles: 02 (duas) turmas do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da intervenção pedagógica no sentido de comparar a funcionalidade da metodologia empregada, uma vez que numa determinada turma será feita a intervenção no tocante a atividades de leitura, produção e exposição de peças teatrais, sobre os quais se enfatizará os usos dos sinais gráficos de pontuação de maneira lúdica. Em contrapartida numa segunda turma também do sétimo ano, será abordado os sinais de pontuação, porém sem a devida intervenção, a fim de se obter dados comparativos entre duas realidades distintas. Constatou-se que os rendimentos obtidos mediante observação contínua do professor/investigador foram satisfatórios. Ou seja, os alunos sujeitos da amostra melhoraram significativamente o seu nível de proficiência em leitura.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erasmo Carlos Gonçalves Damasceno, UNIVSERSIDAD HISPANO-GUARANI

 

Referências

KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1992.

LAKATOS, Eva Maria, metodologia científica / Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi. 6ª ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydia Bezerra Santiago. (Coleção Ágere) – Campinas. SP: Papirus, 2 ed. 2010.

SLADE, Peter. (1958) O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.

VIOLA ESPOLIN. Jogos teatrais na sala de aula. Jogos teatrais na sala de aula. Um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos