O texto de teatro como um Gênero Plural
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.851Palavras-chave:
Leitura Fluente, Pontuação, Peça de Teatro, IntervençãoResumo
O principal objetivo deste estudo foi analisar a funcionalidade dos sinais gráficos de pontuação no gênero peça de teatro nas turmas de 7º ano, visando minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos na fluência da leitura. O universo de pesquisa foi a Escola Pública Eduardo de Sousa Carvalho, em Araripina – PE. A amostra foi composta de 60 sujeitos, sendo eles: 02 (duas) turmas do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da intervenção pedagógica no sentido de comparar a funcionalidade da metodologia empregada, uma vez que numa determinada turma será feita a intervenção no tocante a atividades de leitura, produção e exposição de peças teatrais, sobre os quais se enfatizará os usos dos sinais gráficos de pontuação de maneira lúdica. Em contrapartida numa segunda turma também do sétimo ano, será abordado os sinais de pontuação, porém sem a devida intervenção, a fim de se obter dados comparativos entre duas realidades distintas. Constatou-se que os rendimentos obtidos mediante observação contínua do professor/investigador foram satisfatórios. Ou seja, os alunos sujeitos da amostra melhoraram significativamente o seu nível de proficiência em leitura.
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Referências
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