Planejamento Estratégico Tributário: Um Estudo de Caso em Empresa do Ramo Varejista

Autores

  • Ubaldo de Jesus Fonseca Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • João Sotero do Vale Júnior Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlos Magno Diniz Guerra de Andrade Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.846

Palavras-chave:

Gestão tributária, Planejamento estratégico, Planejamento tributário

Resumo

O presente artigo tem como objetivo de avaliar a importância do planejamento estratégico tributário como ferramenta de gestão eficaz, tomando como base uma empresa comercial do ramo varejista no recôncavo da Bahia. Porque tal ferramenta de gestão é importante para todas as empresas, independente do seu ramo de atividade ou porte econômico. O aporte teórico foi sustentado por: Catelli (1999), Gubert (2004), Maximiano (2006), Camasmie (2011), Lincoln (2011), Oliveira; Chieregato; Júnior e Gomes (2011) dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e explicativa, para análise e tratamento dos dados foi utilizado o método quantitativo. Os resultados encontrados nesse estudo revelam que para realizar o planejamento estratégico tributário, faz-se necessário a consulta a especialistas (Contadores, Administradores ou Advogados) que estudem e/ou trabalhem nas áreas de finanças e tributos, a fim de orientar a alta administração na projeção futura e preventiva para tomada de decisões de forma segura.

 

 

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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos