A Contabilidade Rural como Ferramenta para a Tomada de Decisão Gerencial: um estudo com a Empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (PECSA)

Júlio César da Silva da Cruz, Carine Duarte Rosa, Eduardo José Freire, Marlize Reffatti Zinelli, Lauriano Antônio Barella

Resumo


O artigo elaborado tem a finalidade de explanar como se dá a aplicabilidade da contabilidade da pecuária e sua importância para os gestores na tomada de decisão. E tem como objetivo demonstrar a influência da contabilidade rural nas empresas rurais e como é utilizada na tomada de decisões. Foram coletados dados através de uma entrevista junto ao Gerente Geral da empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (PECSA), e avaliado o funcionamento da contabilidade dentro da organização, e sua relação com a gestão de empresas voltadas para atividades rurais, parcerias e arrendamentos. Podendo-se afirmar que o uso da contabilidade da pecuária nas empresas rurais traz benefícios além de fins fiscais. Com o estudo feito percebe-se que a contabilidade dentro da empresa PECSA tem sua importância peculiar desde a elaboração de relatórios de custos de produção e formação de preço até o auxílio na tomada de decisões.


Palavras-chave


Contabilidade da pecuária. Contabilidade rural. Gestão. PECSA. Tomada de decisões

Texto completo:

PDF

Referências


BOTELHO, Joacy Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Metodologia científica. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 6. ed. São Paulo: Atlas,2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrícola; contabilidade da pecuaria; imposto de renda – pessoa jurídica.7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientifica. 1. ed. São Paulo: Pioneira,1997.

REIS, Luis Felipe Sousa Dias. Agronegócios: qualidade na gestão. 1.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. 400p.

RYNGELBLUM, Ivan. Pecuária domina 40% do território de Mato Grosso. Canal rural, São Paulo, 2016. Disponivel em:. Acesso em: 18 set. 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.843

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line é indexada nas seguintes bases de dados: