A Contabilidade Rural como Ferramenta para a Tomada de Decisão Gerencial: um estudo com a Empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (PECSA)

Autores

  • Júlio César da Silva da Cruz Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF).
  • Carine Duarte Rosa Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF).
  • Eduardo José Freire Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)
  • Marlize Reffatti Zinelli
  • Lauriano Antônio Barella Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.843

Palavras-chave:

Contabilidade da pecuária. Contabilidade rural. Gestão. PECSA. Tomada de decisões

Resumo

O artigo elaborado tem a finalidade de explanar como se dá a aplicabilidade da contabilidade da pecuária e sua importância para os gestores na tomada de decisão. E tem como objetivo demonstrar a influência da contabilidade rural nas empresas rurais e como é utilizada na tomada de decisões. Foram coletados dados através de uma entrevista junto ao Gerente Geral da empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (PECSA), e avaliado o funcionamento da contabilidade dentro da organização, e sua relação com a gestão de empresas voltadas para atividades rurais, parcerias e arrendamentos. Podendo-se afirmar que o uso da contabilidade da pecuária nas empresas rurais traz benefícios além de fins fiscais. Com o estudo feito percebe-se que a contabilidade dentro da empresa PECSA tem sua importância peculiar desde a elaboração de relatórios de custos de produção e formação de preço até o auxílio na tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Freire, Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/Bolsista/Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Financiamento da Educação Básica – GEPGFEB da UFMT. Mestrando em Contabilidade no Programa  de  Pós-Graduação  da Fundação Instituto Capixaba de pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE business school.

Lauriano Antônio Barella, Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, docente da Escola Técnica Estadual (ETE) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta – FADAF.

Referências

BOTELHO, Joacy Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Metodologia científica. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 6. ed. São Paulo: Atlas,2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrícola; contabilidade da pecuaria; imposto de renda – pessoa jurídica.7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientifica. 1. ed. São Paulo: Pioneira,1997.

REIS, Luis Felipe Sousa Dias. Agronegócios: qualidade na gestão. 1.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. 400p.

RYNGELBLUM, Ivan. Pecuária domina 40% do território de Mato Grosso. Canal rural, São Paulo, 2016. Disponivel em:<http://www.canalrural.com.br/noticias/boi-gordo/pecuaria-domina-territorio-mato-grosso-57503>. Acesso em: 18 set. 2016.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos