Expandindo a significação em sala de aula de PLE: Encaminhamentos a partir de atividades de livros didáticos

Autores

  • Mariana Lins Escarpinete Universidade Federal da Paraíba
  • Mônica Mano Trindade Ferraz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.819

Palavras-chave:

PLE, Ensino, Semântica, Relações Lexicais, Livro Didático

Resumo

O presente trabalho é fruto da observação ao Livro Didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) no tocante ao tratamento dado aos aspectos lexicais da língua em suas atividades com vias a aquisição/aprendizagem do Português Brasileiro. Depois de analisado os seguintes livros: 1. Novo Avenida Brasil (volume 1 e 2); 2. Brasil Intercultural: Língua e Cultura Brasileira para estrangeiros (Nível 1); 3. Bem-Vindo! A Língua Portuguesa no mundo da comunicação (Completo), foram selecionadas algumas atividades que incorporavam as relações de sinonímia e antonímia e hiperonímia/hiponímia - fundamentais para a efetivação da aprendizagem de uma língua estrangeira – expandindo a propositura e reflexão da questão, possibilitando uma maior aprendizagem de PLE. A relevância deste trabalho é dada ao papel da Semântica, especificamente ao que concerne ás relações lexicais para o ensino de PLE. Fortificamo-nos na hipótese de que o ensino do léxico na construção dos sentidos no texto é essencial para a formação do estrangeiro na língua-alvo, pois, ao pensar a significação na elaboração das práticas de ensino, o repertório vocabular do aprendente vai sendo construído sob a égide do contexto de uso da língua, de comunicação.


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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos