Impactos causados pelos Resíduos Sólidos do Gesso no Polo Gesseiro de Trindade - PE

Autores

  • Antônio José dos Santos UNIVASF - Universidade do Vale do São Francisco
  • Cyro Ribeiro de Alencar Araújo UNIVASF - Universidade do Vale do São Francisco
  • Francisco Lopes da Silva UNIVASF
  • Lucimara Araújo Campos Alexandre UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.816

Palavras-chave:

, Resíduos sólidos, impactos a saúde, meio ambiente, indústria do gesso.

Resumo

Resumo: O município de Trindade- PE tem se mostrado como uma referência no polo gesseiro do Araripe, promovendo o crescimento do seu município, região e Estado de Pernambuco, por seu potencial gesseiro, que vem crescendo a cada dia. Porém esse crescimento tem sua contribuição negativa, por criar um alto acúmulo de resíduos sólidos, que não tem uma destinação adequada prejudicando a população em questões relacionadas ao meio ambiente e problemas à saúde da comunidade. Diante desse crescimento exagerado de resíduos sólidos surgiram alguns questionamentos quanto ao destino correto desses resíduos e se de fato esses tem afetado a população de Trindade – PE. Nesse sentido o trabalho em questão objetivou descrever o impacto causado pelos resíduos sólidos do gesso, no polo gesseiro de Trindade/PE. Tendo como objetivos específicos; avaliar a destinação dos resíduos do gesso; identificar os fatores que interferem no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos do gesso; descrever o impacto que a má destinação do gesso pode acarretar para a população exposta.  O método de estudo aplicado foi o qualitativo, onde teve como fonte de pesquisa coleta de dados através de pesquisa bibliográfica e um questionário de múltipla escolha semiestruturado, formado por 10 questões semi-estruturadas elaboradas de forma seqüencial, sistemática e disposta em itens sendo que foram divididas em dois blocos contendo questões abertas e fechadas, além de anexo de imagens referente ao tema. As entrevistas aconteceram entre os dias 25 a 30 do mês de julho de 2017 e foram entrevistadas 80 pessoas no município de Trindade- PE. O estudo mostrou que a maioria das pessoas que moram próximos as fábricas sofrem com a poeira do gesso e que foram hospitalizadas 67 pessoas entre janeiro de 2016 a junho de 2017 com possíveis casos de doenças respiratórios relacionados aos resíduos do gesso no município. Além de problemas referentes ao meio ambiente quanta vegetação, solo, ar que tem sido contaminado pelos resíduos. Das 80 pessoas entrevistadas a maioria acha que a solução para esse problema é a reciclagem aliada à participação do poder público e empresas do setor gesseiro. Enquanto para o poder público e setor gesseiro essa ainda é questão que requer mais estudo, recursos tecnológicos, financeiros e conscientização de todos. Nesse sentido o trabalho se apresenta como uma forma de trazer opções de como lidar com esse problema e possíveis soluções quanto ao destino adequado dos resíduos sólidos do gesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Lopes da Silva, UNIVASF



Referências

Apostila, Manual de normatização de trabalhos acadêmicos da UNIVASF/

UNIVASF-2. Ed, - Petrolina, 2013.

LOPES, W. et al. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS. Município de Florianópolis/SC, Fevereiro de 2011. Acesso em 09/09/2016.

MEDEIROS, M. et al. A saúde no contexto do pólo gesseiro de Araripina-PE. Saúde Soc.São Paulo, v.19, n,2p.358-370,2010. Acesso em 05/09/2016.

SOUZA, R. et al. Tratamento dos Resíduos de Gesso da Construção Civil: o caso das construtoras na cidade de Maceió.VII CONNEPI,. Palmas – Tocantins, 2012. Acesso em 07/09/2016.

SILVA, R. et al. Panorama do projeto de gerenciamento de resíduos da construção civil(PGRCC)-Estatuto de caso na construção do centro Administrativo do distrito Federal(CADF). Anais do IV SINGEP - São Paulo - SP - Brasil-08.09 e 10/11/2015. Acesso em 09/09/2016.

ARAÚJO, SÉRGIO. A ação do Estado e o meio ambiente no pólo gesseiro do Araripe-PE nos anos de 1990 e 2000. Rios Eletrônica - Revista Cientifica da FASETE, ano7, n, 7 dez/de 2013.

CARTAXO, GLAUBER A. A. Analise do gerenciamento dos resíduos de gesso no município de Salvador-Ba,Glauber A. A Cartaxo - Salvador, 2011.160.

TOLOI, G.; MANZINI, E,J. Etapas de estruturação de um roteiro de entrevista e considerações encontradas durante a coleta dos dados. VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Produção Especial. Londrina 5ª 7 de Nov/2013. Disponível em:

www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/.../AT14-008.pdf acesso em; 20 de Jul/2017.

MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-ROOM. ISBN:85-98623-01-6. 10p.

Disponivel em:

https://www.marilia.unesp.br/Home/.../Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf Acesso em 21 de Jul/2017.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos