Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.812Palavras-chave:
Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática.Downloads
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