Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco

Autores

  • Luzia Coelho Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) http://orcid.org/0000-0002-9332-114X
  • Eloá da Silva Alves Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Genecy Francisco da Silva Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Pedro Odilon de Barros Alencar Luz Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Rafaella Karla Siqueira Goiana Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.812

Palavras-chave:

Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Luzia Coelho Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestra em Administração (UFBA); licenciada em Letras e especialista em Capacitação Pedagógica de Professores.

Servidora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Docente do curso Bacharelado em Administração Pública EAD.

Eloá da Silva Alves Soares, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Bacharelando em Administração Pública (SEaD/Univasf)

Genecy Francisco da Silva Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Bacharelando em Administração Pública (SEaD/Univasf)

Pedro Odilon de Barros Alencar Luz, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Bacharelando em Administração Pública (SEaD/Univasf)

Rafaella Karla Siqueira Goiana, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Bacharelando em Administração Pública (SEaD/Univasf)

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Coordenador do curso Bacharelado em Administração Pública EAD.

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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos