Jogos e Brincadeiras como Recursos facilitadores da aprendizagem na Educação Infantil da Escola Bom Jesus da Lapa no Distrito de Gergelim, Araripina- PE

Autores

  • Nederjane Delmondes Coelho de Oliveira UTIC - PARAGUAY
  • Erasmo Carlos Gonçalves Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.801

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brincadeiras, Desenvolvimento pessoal e social, Jogos.

Resumo

O tema dessa pesquisa é o uso de jogos e brincadeiras como recursos facilitadores da aprendizagem dos alunos da educação infantil da Escola Bom Jesus da Lapa no distrito de Gergelim, Araripina - PE. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. O principal objetivo foi comprovar, mediante pesquisa participante, que os jogos e brincadeiras são recursos facilitadores da aprendizagem na Educação Infantil da escola investigada. O universo de pesquisa foi a Escola “Bom Jesus da Lapa”, em Araripina - PE. A amostra foi composta de vinte e três sujeitos, sendo eles: três professoras e vinte crianças. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização, sendo o instrumento a Guia de Entrevista, dirigido às professoras. Realizou-se a análise dos Planos de Aulas, observações participantes, sem guia de observação e complementou-se as informações com registros fotográficos proporcionados pela Escola. Concluiu-se que o lúdico contribui como elemento facilitador da aprendizagem dos alunos da educação infantil na turma de Pré II da Escola investigada, a partir das atividades que lhes permitem o desenvolvimento pessoal e social no ambiente escolar e fora dele, quando as crianças levam consigo o que aprenderam na escola.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica – Técnicas e jogos Pedagógicos. 6. ed. São Paulo - SP: Ed. Loyola, 2006.

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências: os jogos e os parâmetros curriculares nacionais. Campinas - SP: Papirus, 2005.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, C. R. O que é educação? 28. ed. São Paulo - SP: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1993.

BRASIL. O acesso de alunos com deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular./ Ministério Público Federal: Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva (Orgs.). 2ed. rev. e atualiz. –Brasília: Portaria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004, p.7-36.

______ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília – DF: MEC/SEF, 1998, v. 3.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº8069/90 de 13/04/90 atualizada até 12/11/2003.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.

______. Ministério da Educação e do Desporte. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de educação física. Brasília, 1997.

BUENO, Elizângela. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: ensinando de forma lúdica. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. Londrina – PR: Universidade Estadual de Londrina – UEL, 2010.

CARDOSO, Bruna; LOPES, Giselda; FERREIRA, Vânia; FERREIRA, Vera. Desenvolvimento pessoal e social. Publicado em: 29 mar. 2012. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/VeraFerreiraclara/desenvolvimento-pessoal-e-social>. Acesso em: 19 out. 2015.

CARNEIRO, M. A. B. Aprendendo através da brincadeira. Ande - Revista da Associação Nacional de Educação, ano 13, nº 21. Cortez Editores, 1995.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo - SP: Summus, 1987.

CPT - Centro de Produções Técnicas. Formação pessoal e social é importante na educação infantil. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/formacao-pessoal-social-importante-educacao-infantil#ixzz3tm8AvuZf>. Acesso em: 19 nov. 2015.

DOHME, Vânia. Atividades lúdicas na educação: O caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 2ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2004.

FANTACHOLI, Fabiane das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Um Olhar Psicopedagógico. Revista Científica Aprender [on line]. 5ª edição, dez. 2011. Disponível em: <http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=148>. Acesso em: 07 ago. 2015.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre - RS: Artes Médicas, 1985.

FRANÇA, Gisela W. O papel do jogo na educação das crianças. Ideias. São Paulo - SP: Fundação para o Desenvolvimento da Educação. n. 7, 1990.

FREINET, Célestin. Educação pelo trabalho. São Paulo - SP: Martins Fontes, 1998.

FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. Por que brincar é tão importante? Atualizado em: 20.03.2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/03/por-que-brincar-e-tao-importante>. Acesso em: 28 nov. 2015.

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis – RJ: Vozes, 1995.

GENIME, Márcia Rodrigues. Por que brincam as crianças? Sólazer – Clube dos Excepcionais do Rio de Janeiro. Sem data (s/d). Disponível em: <http://www.solazer.org.br/criancas.php>. Acesso em: 19 out. 2015.

GONÇALVES, Nadia G.; GONÇALVES, Sandro A. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis - RJ: Vozes, 2010.

GONZAGA, Amarildo Menezes. A Pesquisa em Educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. (Orgs.). Pesquisa em educação. São Paulo - SP: Loyola, 2006.

HUIZINGA, J. Homo Ludens – 1938. Tradução de J. P. Monteiro. São Paulo – SP: Perspectiva, 1971.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida, et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação. São Paulo - SP: Cortez, 2007.

______. O Brincar e suas Teorias. São Paulo - SP: Pioneira, 1998.

______. PINAZZA, Mônica Appezzato; MORGADO, Rosana de Fátima Cardoso; TOYOFUKI, Kamila Rumi. Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental. Revista Educação e Pesquisa. Vol. 37, nº1, 220 p. 191-210, jan./abr. São Paulo, 2011.

KREFTA, Silvana. Metodologia de Ensino e Educação Infantil: Algumas Considerações Sobre a Trajetória da Escola Infantil no Brasil. Publicado em: 24 mar. 2011. Só Pedagogia. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologiadeensino/>. Acesso em: 04 nov. 2015.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. 1999. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre - RS: Artes Médicas; Belo Horizonte - MG: Editora UFMG, 1999. .

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKY, L. et. aI. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo - SP: Iconel Edusp, 1988.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. s/d. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm>. Acesso em: 03 nov. 2015.

MACEDO, Lino de. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre - RS: Artmed, 2005.

MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. 2. ed. Campinas – SP: Editora Papirus, 1997.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 Ed. São Paulo - SP: Atlas, 2006.

MARTINS, Vicente. O dever do Estado com a educação. Educação On-line. Publicado em: 11 dez. 2004. Disponível em: <http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=196:o-dever-do-estado-com-a-educacao&catid=12:artigos-de-usuarios&Itemid=23>. Acesso em: 23 set. 2015.

MATEUS, Ana do Nascimento Biluca; Et. al... A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. 2014. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227>. Acesso em: 11 nov. 2015.

MARZOLLO, J.; LLOYD, J. Learning through play. New York: Harper & Row, 1972.

MATOS, Marcela Moura. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação infantil. Cairu em Revista. Jan 2013, Ano 02, n° 02, p. 133-142, ISSN 22377719.

MEC. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, MEC/SEESP. 1993. In: MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 3ª ed.- São Paulo - SP: Cortez, 2009.

NEGRINE, Airton. Ludicidade como ciência. In: SANTOS, Santa Marli (Org.). Ludicidade como ciência. Petrópolis - RJ: Vozes, 2001.

______. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre - RS: Propil, 1994.

NEVES, Lisandra O. R. O lúdico nas interfaces das relações educativas. 2002. Disponível em: <http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.htm>. Acesso em 18 out.. 2015.

NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.

PERROW, Susan. Histórias curativas para comportamentos desafiadores. Tradução de Joana Maura Falavina. Antroposófica. Federação da Escolas Waldorf no Brasil. 2010.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro – RJ: Forense, 2002.

______. A Linguagem e o Pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. A psicologia da criança. Rio de Janeiro – RJ: Bertrand Brasil, 1998.

______. A Formação do símbolo: imitação, jogo e sonho. Rio de Janeiro: Guanabara Kaoam, 1978.

______. A formação do símbolo na criança. Tradução de A. Cabral e C. M. Oiticica. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 1971.

PINTO, Nilda T. F. O jogo infantil e o imaginário da criança. Rio de Janeiro - RJ: UFRJ, 2003.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca. Porto Alegre - RS: Mediação, 2000.

RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 9. ed. São Paulo - SP: Edesplan, 1995.

SANTIN, Vilvino. Educação Física: outros caminhos. Porto Alegre - RS: EST, 1990.

SANTOS, Maria João. Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira, 2010. Disponível em: <http://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/55853/2/TESEMESMARIAJOAOSANTOS000127197.pdf>. Acesso e; 23 out. 2015.

SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. 2. ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2008.

______. A ludicidade como ciência. Petrópolis - RJ: Vozes, 2001.

SANTOS, Maria da Glória Shaper dos. 1997. In: ______. Educação especial. V. 2, 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação: CECIERJ, 2005.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). O lúdico na formação do educador. 6. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2007.

SANTOS, Teresa; Ett. al. Desenvolvimento pessoal e social: do conceito à projecção concreta. Cadernos de Educação de Infância, n.º 76. Lisboa: APEI, 2005.

SCARPA, Regina. Alfabetizar na educação infantil. Pode? Revista Nova Escola. ed. 189. Fev. 2006.

SCHWARTZ, Gisele Maria. Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri - SP: Manole, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem, desenvolvimento e linguagem. 2. ed. São Paulo - SP: Ícone, 1998.

______. A formação social da mente. São Paulo - SP: Martins Fontes, 1984.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 7. ed. São Paulo - SP: Cortez, 2007.

ZABALZA, Miguel. Didáctica da educação Infantil. Rio Tinto: Edições ASA, 1992.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Estudo de Caso