Jogos e Brincadeiras como Recursos facilitadores da aprendizagem na Educação Infantil da Escola Bom Jesus da Lapa no Distrito de Gergelim, Araripina- PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.801Palavras-chave:
Aprendizagem, Brincadeiras, Desenvolvimento pessoal e social, Jogos.Resumo
O tema dessa pesquisa é o uso de jogos e brincadeiras como recursos facilitadores da aprendizagem dos alunos da educação infantil da Escola Bom Jesus da Lapa no distrito de Gergelim, Araripina - PE. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. O principal objetivo foi comprovar, mediante pesquisa participante, que os jogos e brincadeiras são recursos facilitadores da aprendizagem na Educação Infantil da escola investigada. O universo de pesquisa foi a Escola “Bom Jesus da Lapa”, em Araripina - PE. A amostra foi composta de vinte e três sujeitos, sendo eles: três professoras e vinte crianças. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização, sendo o instrumento a Guia de Entrevista, dirigido às professoras. Realizou-se a análise dos Planos de Aulas, observações participantes, sem guia de observação e complementou-se as informações com registros fotográficos proporcionados pela Escola. Concluiu-se que o lúdico contribui como elemento facilitador da aprendizagem dos alunos da educação infantil na turma de Pré II da Escola investigada, a partir das atividades que lhes permitem o desenvolvimento pessoal e social no ambiente escolar e fora dele, quando as crianças levam consigo o que aprenderam na escola.
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