O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.796Palavras-chave:
Autismo, Desenvolvimento infantil, Leitura e EscritaResumo
O Transtorno do Espectro Autista é uma desordem do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento, que afeta a capacidade de comunicação social. O presente estudo bibliográfico, objetiva discutir as características comuns em crianças autistas, identificando as suas potencialidades e as suas necessidades especiais, no que tange à leitura e escrita. Os resultados demonstraram que as crianças autistas precisam muito do afeto e da atenção constante dos pais, para se desenvolverem de maneira saudável, vencendo os obstáculos necessários para o seu progresso cognitivo, social e intelectual. Verificou-se também a grande importância de que o diagnóstico seja dado o mais rapidamente possível, para que todas as necessidades especiais do aluno possam ser supridas no tempo adequado, com a ajuda dos profissionais indicados. Concluiu-se que, nem todas as crianças autistas conseguirão as condições necessárias para o domínio da leitura e da escrita, visto que existem graus muito severos da síndrome. Porém, em muitos casos, se bem amparadas, as crianças autistas poderão desenvolver estas habilidades linguísticas. O que se faz necessário é que elas sejam devidamente estimuladas, para que possam aprender o que lhes for possível destas competências linguísticas fundamentais para o desenvolvimento pleno do ser humano.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; JUHAS, Sílvia; SCHWARTZ, Suzana. A compreensão leitora nos anos iniciais: Reflexões e propostas de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
CUNHA, Eugênio. Autismo na Escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GOMES, Camila Graciella Santos. Ensino de leitura para pessoas com autismo. Curitiba: Appris, 2015.
GÓMEZ, Ana Maria Salgado; TERÁN, Nora Espinosa. Transtornos de aprendizagem e autismo. São Paulo: Grupo Cultural, 2014.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira (Org.). Políticas públicas educacionais: novos contextos e diferentes desafios para educação no Brasil. Curitiba, PR: CRV, 2013.
NUNES, Terezinha; BUARQUE, Lair; BRYANT, Peter. Dificuldades na aprendizagem da leitura: teoria e prática. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SPENCER, Eric. A Criança Autista: um estudo psicopedagógico. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
TOPCZEWSKI, Abram. Aprendizado e suas desabilidades: como lidar?. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.