Análise das Causas do Atraso na Remuneração dos Profissionais de Educação no Município de Ouricuri-PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.794Palavras-chave:
Gestão financeira, controle e remuneração do servidorResumo
O presente estudo pretende contribuir com as discussões a respeito da necessidade de valorização dos profissionais de educação, principalmente sobre a remuneração dos contratados, especificamente do Município de Ouricuri Pernambuco. O mesmo traz como objetivo identificar os fatores responsáveis pela ocorrência do atraso na remuneração dos profissionais contratados, no âmbito da Secretaria de Educação do referido município. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos foi realizado entrevistas com os gestores onde constatou - se vários motivos que influenciam na gestão financeira causando irregularidade no pagamento de professores contratados. De acordo com a pesquisa, conclui - se que uma das causas do atraso das folhas de pagamento esta relacionado aos repasses do governo federal, pois o município não dispõe de recurso suficiente e depende da complementação da verba federal. Outro motivo e a não realização de concurso público que provoca uma demanda de contratos temporários e consequentimente influencia no atraso do pagamento. Como solução para o problema foi apontada a realização do concurso público que segundo a opinião dos entrevistados sendo os profissionais concursados o repasse do governo federal fica assegurado para complementar à folha de pagamento dos servidores.
Downloads
Referências
AMORIM, Paulo, et al. Ambiente Econômico e Aprendizagem. Editora Autografia, Rio de Janeiro, 2016.
ALMEIDA, Marcus Garcia de; FREITAS, Maria do Carmo Duarte (org.). Desafios permanentes: Projeto Político Pedagógico, Gestão escolar, métricas no contexto das TICs. Rio de Janeiro, BRASPORT, 2015, 4 v. disponível em: <http://www.brasport.com.br/e-books/atualidades/ebook-a-escola-no-seculo-xxi-volume-4-desafios-permanentes/>. Acesso em: 25 jun.2016.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BARUSELLI, Franco. A vida é bela e la nave vá. São Paulo - SP. Baraúna. 2015.
BONAT, Débora. Metodologia da Pesquisa. 3ª. ed. Curitiba - PR. IESDE BRASIL S.A, 2009.
BRASIL. Artigo 205 Constituição Federal Texto promulgado em 05 de outubro de 1988. Dispões sobre Educação, da Cultura e do Desporto. Disponível em: https://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_.asp. Acesso em 25 de novembro de 2016.
COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; PACÍFICO, Juracy Machado; ESTRELA, George Queiroga (org.). Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba, CRV, 2009.
DIB, Caio. Caindo no Brasil: Uma viagem pela diversidade da educação. Câmara Brasileira do Livro, SP. Brasil: Editora do Autor, 2015.
FERNANDES, P.T.B. A gestão democrática em uma escola pública: o perfil de participação dos pais e suas percepções sobre a mesma. 2016, 177 f. Dissertação (mestrado). UNESP, 2016.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre. Editora UFRGS, 2009.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012
PINTO, José Marcelino Rezende. Revista Retratos da Escola. Remuneração adequada do professor: Desafio à educação brasileira. Brasília - DF. 2009. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/101/290. Acesso dia 30 de junho 2017.
REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Metodologia da Pesquisa. 2ª Ed. Curitiba: IESDE Brasil S/A, 2009.
ROITMAN, Isaac; RAMOS, Mozart Neves. A Urgência da Educação. São Paulo: Moderna. 2011.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE, v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.