Compreendendo a Psicomotricidade

Autores

  • Cybele Lima Batista Arraes Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Eva Lopes de Macedo Cordeiro
  • Josecleide Lopes de Macedo
  • Gresciliane de Araújo Soares

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.789

Palavras-chave:

Educação, Psicomotora, Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho visa discutir sobre a importância da educação psicomotora, dos movimentos corporais na educação humana, em todas as fases do desenvolvimento infantil. Os elementos psicomotores são vivenciados, dentro de contextos histórico-culturais e afetivos significativos, desta forma para ter coordenação motora fina, a criança precisa desenvolver a motricidade ampla, organizar seu corpo, ter experiências motoras que estruturem sua imagem e seu esquema corporal. Para alcançar os objetivos propostos deste trabalho, utilizamos como base teórica o trabalho de: Costa (2002), Fonseca (1996), Paim (1989), entre outros. A pesquisa será de caráter bibliográfico e objetiva obter subsídios teóricos para oportunizar e contribuir como o processo da educação psicomotora, além de ser um estudo de suma relevância para os educadores do ensino infantil. De fato, fazer entender que o corpo é um só, já que tradicionalmente as escolas só visam o desenvolvimento intelectual. Enfatiza que a educação psicomotora é entendida como uma metodologia de ensino que instrumentaliza o movimento da criança, porém, esse estudo ressalta: a inteligência, a afetividade (sentimentos e emoção), o social (relações pessoais) e o motor (os movimentos em geral). Nesse sentido, é de suma importância a atividade lúdica, realizada através de atividades psicomotoras, de modo a colaborar para o desenvolvimento integral da criança, e para que ela possa sedimentar bem esses “pré-requisitos”, fundamentais também para a sua vida escolar.

 

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Biografia do Autor

Cybele Lima Batista Arraes, Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC


Josecleide Lopes de Macedo


Referências

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Publicado

2017-07-30

Edição

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