Resíduos Sólidos em Santa Cruz da Venerada-PE: Descarte, Movimentação e Destino
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.788Palavras-chave:
Gestão Pública, resíduos sólidosResumo
Este estudo trará contribuição não só para a atuação governamental no tange a gestão dos resíduos sólidos, como também com o intuito de colaborar com a ação pública em direção à conscientização para com a população. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como é feito o descarte e gestão dos resíduos sólidos. O método escolhido foi a pesquisa descritiva, pesquisa documental, observação com registro de fotos, pesquisa bibliográfica e entrevista. O referencial teórico trouxe conteúdo de gestão pública e questões relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Os resultados apresentaram os registros fotográficos da situação de descarte, movimentação e coleta dos resíduos e a entrevista realizada com agentes públicos mostram um resumo sobre o dia a dia e a base de tomada de decisão desses agentes.
Downloads
Referências
BRESSER PEREIRA, L.C. Da administração pública Burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, Trabalho apresentado ao seminário sobre Reforma do Estado na América Latina organizado pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado e patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. 1996. Disponível em <http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.AdmPublicaBurocraticaAGerencial.pdf>. Acesso em 27 de junho de 2017.
FADINI, Pedro Sérgio; BARBOSA, Almerinda Antônia Fadini. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Edição especial, Maio 2001.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A.C. como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS 2002.
HARMON, M. M.; MAYER, R. T. Teoria de la organización para la administración pública. [Trad. nossa]. México: Colegio Nacional de Ciências Políticas y Administración Pública A. C./ Fondo de Cultura Económica, 1999.
IPT/CEMPRE. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. Instituto de Pesquisas Tecnológicas. São Paulo: IPT 2163, 1995.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu (Coord.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 80 p.
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. A importância do Saneamento Ambiental e da Gestão Sustentável do Lixo em Regiões de Favelas – O caso prático do Morro do Andaraí. Tese de mestrado. Rio de Janeiro, 2004.
SIQUEIRA, A.A. SEMENSATO, L.R. Resíduos Sólidos: Problemas E Desafios. Artigo sem ano de referencia. Disponível em <http://www.unifaj.edu.br/NetManager/documentos/Residuos_solidos.pdf> Acesso em 01 de julho de 2017.
STELMACH, Eder Renato. Administração Pública. 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/administracaopublica/26437/>. Acesso em: 27 de junho de 2017.
VIEIRA, Elias Antônio. Lixo – Problemática Socioespacial e Gerenciamento Integrado: a experiência de Serra Azul. Tese de doutorado. São Paulo, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.