Resíduos Sólidos em Santa Cruz da Venerada-PE: Descarte, Movimentação e Destino

Autores

  • Maria Auxiliadora da Conceição Benício UNIVALE
  • Maria José da Conceição Benício UNIVALE
  • Lívia Suilan Rosa Caffé UNIVALE
  • Hesler Piedade Caffé Filho UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.788

Palavras-chave:

Gestão Pública, resíduos sólidos

Resumo

Este estudo trará contribuição não só para a atuação governamental no tange a gestão dos resíduos sólidos, como também com o intuito de colaborar com a ação pública em direção à conscientização para com a população. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como é feito o descarte e gestão dos resíduos sólidos. O método escolhido foi a pesquisa descritiva, pesquisa documental, observação com registro de fotos, pesquisa bibliográfica e entrevista. O referencial teórico trouxe conteúdo de gestão pública e questões relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Os resultados apresentaram os registros fotográficos da situação de descarte, movimentação e coleta dos resíduos e a entrevista realizada com agentes públicos mostram um resumo sobre o dia a dia e a base de tomada de decisão desses agentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora da Conceição Benício, UNIVALE

 

Lívia Suilan Rosa Caffé, UNIVALE


 

Referências

BRESSER PEREIRA, L.C. Da administração pública Burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, Trabalho apresentado ao seminário sobre Reforma do Estado na América Latina organizado pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado e patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. 1996. Disponível em <http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.AdmPublicaBurocraticaAGerencial.pdf>. Acesso em 27 de junho de 2017.

FADINI, Pedro Sérgio; BARBOSA, Almerinda Antônia Fadini. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Edição especial, Maio 2001.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A.C. como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS 2002.

HARMON, M. M.; MAYER, R. T. Teoria de la organización para la administración pública. [Trad. nossa]. México: Colegio Nacional de Ciências Políticas y Administración Pública A. C./ Fondo de Cultura Económica, 1999.

IPT/CEMPRE. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. Instituto de Pesquisas Tecnológicas. São Paulo: IPT 2163, 1995.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu (Coord.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 80 p.

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. A importância do Saneamento Ambiental e da Gestão Sustentável do Lixo em Regiões de Favelas – O caso prático do Morro do Andaraí. Tese de mestrado. Rio de Janeiro, 2004.

SIQUEIRA, A.A. SEMENSATO, L.R. Resíduos Sólidos: Problemas E Desafios. Artigo sem ano de referencia. Disponível em <http://www.unifaj.edu.br/NetManager/documentos/Residuos_solidos.pdf> Acesso em 01 de julho de 2017.

STELMACH, Eder Renato. Administração Pública. 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/administracaopublica/26437/>. Acesso em: 27 de junho de 2017.

VIEIRA, Elias Antônio. Lixo – Problemática Socioespacial e Gerenciamento Integrado: a experiência de Serra Azul. Tese de doutorado. São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Artigos