Lendo Poesia no Ensino Fundamental

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cybele Lima Batista Arraes Universidade Hispano Guarany
  • Jurandi Afonso de Sousa Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.787

Palavras-chave:

Leitura de poesia, Ensino Fundamental, Proposta

Resumo

: Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações a respeito do trabalho com leitura de poesias no Ensino fundamental, considerando a importância desse gênero no Ensino Fundamental. Apresentamos uma proposta didática para realizar o trabalho com leitura de poesias nesta etapa de ensino. Nesse contexto, percebe-se que, na maioria das vezes, há uma tendência de o poema ser apresentado na escola como mero pretexto para análise gramatical ou questionamentos sobre o aspecto formal. Para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica, os trabalhos de Cosson (2006 e 2014), quanto ao tratamento do letramento literário; as reflexões a respeito do ensino de literatura de, Pinheiro (2003) e Sorrenti (2007) e Nunes (2016), especificamente sobre ensino de poesia; e, de forma geral, sobre ensino de literatura, Bernardo (2002), Candido (2004), Jouve (2012) e Todorov (2009). Dessa maneira, busca-se percepções sobre questões do ensino do poema para a promoção da leitura literária no Ensino Fundamental como uma forma de instigar o aluno a continuar lendo textos literários.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ginete Cavalcante Nunes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Referências

AVERBUCK, Lígia Marrone. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, Regina (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BERNARDO, Gustavo. Conceito de literatura. In JOBIM, José Luis (Org). Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática,1986.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos.3. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.

COLOMER, Teresa. A leitura literária na escola. São Paulo: Global. 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática – São Paulo: Contexto, 2006.

____________.(2014).Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto,2014.

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.

JOUVE, Vicent. Por que estudar Literatura? Marcos Bagno e Marcos Macionilo, tradutores.São Paulo: Parábola, 2012.

NUNES, Ginete C. Poesia e letramento literário no Ensino Fundamental. Id on Line Revista de Psicologia, fevereiro de 2016, vol.10, n.29. p. 152-159. ISSN 1981-1179.

PINHEIRO, José Hélder. Abordagem de poema: roteiro de um desencontro. In: DIONÍSIO, Angela Paiva. BEZERRA, Maria Auxiliadora (org). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 62 – 74.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Artigos