A Necessidade da Formação de Gestores no Setor Público: Análise das unidades do Poder Judiciário do Estado da Bahia no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.

Jessé Roberto Matos da Silva, Erika da Cruz Gonçalves Norberto, Gilbert Santos da Silva, Manuela Pereira Sampaio de Souza Rios, Hesler Piedade Caffé Filho

Resumo


A presente pesquisa trata sobre as dificuldades enfrentadas pelos administradores dos fóruns do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe do Estado da Bahia, especificamente no que concerne a ausência de capacitação na área de gestão pública. Esclarece sobre a necessidade de especialização para os diversos profissionais, principalmente no que diz respeito aos que lidam com a gestão pública e analisa a existência de programa de aprimoramento ou incentivo à formação acadêmica pelo Poder Judiciário do Estado da Bahia. Como método de pesquisa foram distribuídos questionários indagando sobre a formação acadêmica dos referidos auxiliares da justiça, oferecimento de cursos de capacitação e aprimoramento por parte do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, dificuldades enfrentadas no desempenho das funções, entre outras questões relevantes para análise da problemática. Posteriormente, os resultados foram analisados sob a ótica da literatura que defende a necessidade e importância da formação e capacitação dos gestores públicos para que a prestação de serviços eficiente e eficaz seja alcançada.

Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA. Assembleia Legislativa. Lei Estadual n. 10.845, de 27 de novembro de 2007. Disponível em: < http://www.legislabahia.ba.gov.br/>. Acesso em: 27 jun. 2017.

BRASIL. Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 24 fev. 2006, Seção 1, p. 3.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DEMARCO, D. J.; DONAZAR, R. C. ; BARRETO, R. A. C. M. Políticas de capacitação e desenvolvimento de servidores: o caso da UFRGS. In: Calvete, Cássio da S.; Gosmann, Máris C.. (Org.). Políticas de emprego, trabalho e previdência. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014, v. 1, p. 72-93.

FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: FIDALGO, Fernando Selmar Rocha et al. (Org.). Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. p. 143-161.

GAETANI, Francisco. Capacitação de recursos humanos no serviço público: problemas e impasses. Brasília: ENAP, 1998. p. 27.

SERRA, Umpierre de Mello. Gestão de Serventias. v. 1. Rio de Janeiro: FGV, 1996. p. 7 e 8.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.783

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: