Democracia Participativa: Participação da Sociedade nas Ações do Governo Municipal de Salgueiro

Cristiane Ana Santos Souza, Anna Soraya Barros Luz, Christianne Pereira de Lucena, Maria Hilda de Barros, Emília Rodrigues de Oliveira, Hesler Piedade Caffé Filho

Resumo


A democracia participativa é um desenho de exercício do poder, fundamentada na participação dos cidadãos nas tomadas de deliberação política. Com base nisso, esta pesquisa tinha como objetivo de analisar a participação da sociedade do município de Salgueiro-PE nas ações do governo municipal local. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se o método qualitativo, lançando mão de duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista, usando uma amostra aleatória da população de Salgueiro. Dentre os resultados alcançados, obteve-se que o nível de participação da população é muito baixo e que os que participam o fazem esporadicamente ou quando são convocados por algum motivo de seu interesse.Conclui-se que é necessária a realização de ações contínuas, com o intuito de orientação popular, para estabelecer uma cultura democrática participativa no município, tornando os cidadãos mais conscientes do seu papel.

Palavras-chave


Democracia Participativa; Gestão Pública Municipal; Plano Diretor Municipal.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Fundação Carlos Chagas, Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 45, p. 66-71, mai. 1983. Disponível em: . Acesso em 11 set. 2016.

BRASIL. Estatuto da Cidade. Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2017.

CASTORIADIS, C. A ascensão da insignificância. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CASTORIADIS, C. A ascensão da insignificância. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FONSECA, J. F. R. O Orçamento Participativo e a Gestão Democrática de Goiânia. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2009.

GUÉRIOS, A. J. Democracia: democracia participativa importância da cédula oficial. Cédula Oficial, Portal da Justiça Eleitoral, 1994.

LAMBERTUCCI, A. R. A participação social no governo Lula. In: AVRITZER, Leonardo (org.). Experiências nacionais de participação social. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Democracia Participativa)

LIMA, P. D. B. A excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia do Gespública. 1. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

LIMA, P. D. B. A excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia do Gespública. 1. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

MEDEIROS, A. M. Ciência política. Portal Ciência Política, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2016.

NASSUNO, M. Burocracia e participação: a experiência do orçamento participativo em Porto Alegre. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2016.

SELL, Carlos Eduardo. Introdução à Sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Cristiane Ana Santos Souza, Anna Soraya Barros Luz, Christianne Pereira de Lucena, Maria Hilda de Barros, Emília Rodrigues de Oliveira, Hesler Piedade Caffé Filho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: