Democracia Participativa: Participação da Sociedade nas Ações do Governo Municipal de Salgueiro
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.781Palavras-chave:
Democracia Participativa, Gestão Pública Municipal, Plano Diretor Municipal.Resumo
A democracia participativa é um desenho de exercício do poder, fundamentada na participação dos cidadãos nas tomadas de deliberação política. Com base nisso, esta pesquisa tinha como objetivo de analisar a participação da sociedade do município de Salgueiro-PE nas ações do governo municipal local. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se o método qualitativo, lançando mão de duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista, usando uma amostra aleatória da população de Salgueiro. Dentre os resultados alcançados, obteve-se que o nível de participação da população é muito baixo e que os que participam o fazem esporadicamente ou quando são convocados por algum motivo de seu interesse.Conclui-se que é necessária a realização de ações contínuas, com o intuito de orientação popular, para estabelecer uma cultura democrática participativa no município, tornando os cidadãos mais conscientes do seu papel.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Fundação Carlos Chagas, Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 45, p. 66-71, mai. 1983. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1491/1485 >. Acesso em 11 set. 2016.
BRASIL. Estatuto da Cidade. Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 12 mar. 2017.
CASTORIADIS, C. A ascensão da insignificância. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CASTORIADIS, C. A ascensão da insignificância. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FONSECA, J. F. R. O Orçamento Participativo e a Gestão Democrática de Goiânia. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2009.
GUÉRIOS, A. J. Democracia: democracia participativa importância da cédula oficial. Cédula Oficial, Portal da Justiça Eleitoral, 1994.
LAMBERTUCCI, A. R. A participação social no governo Lula. In: AVRITZER, Leonardo (org.). Experiências nacionais de participação social. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Democracia Participativa)
LIMA, P. D. B. A excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia do Gespública. 1. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.
LIMA, P. D. B. A excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia do Gespública. 1. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.
MEDEIROS, A. M. Ciência política. Portal Ciência Política, 2016. Disponível em: <http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ci%C3%AAncia-politica/>. Acesso em: 08 set. 2016.
NASSUNO, M. Burocracia e participação: a experiência do orçamento participativo em Porto Alegre. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Brasília, 2006. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6477/1/2006_Marianne%20Nassuno.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.
SELL, Carlos Eduardo. Introdução à Sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.