Prática Docente, Educação e Sociedade

Autores

  • Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa Anne Sullivan Uiversity
  • Iarê Lucas Andrade Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.767

Palavras-chave:

Educação, Trabalho e Sociedade

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica sobre educação, trabalho e sociedade. Uma análise baseada m alguns estudos sobre a temática, procurando conhecer aspectos históricos, desde os primórdios da humanidade, divisão das sociedades em classes trabalhistas, movimentos sociais da política educacional, valorização dos trabalhos da educação, o reconhecimento e, a valorização do homem como sujeito no processo trabalhista e educativo. Tenta-se analisar a escola e sua relevância para uma efetiva transformação social. Constatou-se que é através da educação que se pode observar mudanças na sociedade, mesmo levando-se em conta, que se vive num mundo de constantes mudanças econômicas, sociais políticas e culturais e que, a informação possibilita uma bagagem cultural importante e necessária ao exercício da cidadania.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRUCIO, F. L. Os Avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente. In: BRESSER P.; SPINK, P. (Org.). Reforma do estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998, 314pp.

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1977.

CASELLA, D. M. A. Administração pública. Webartigos, 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2017.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002.

DI GIACOMO, W. A. O New Public Management no Canadá e a gestão pública contemporânea. Revista Interfaces Brasil/Canadá, n. 5, 2005.

FIGUEIREDO F. J. S.; OLIVEIRA T. R. C.; SANTOS A. P. M. Estudo de tempos em uma indústria e comércio de calçados e injetados LTDA. - XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

HOOD, C. The Art of the state: culture, rhetoric, and public management. New York: Oxford University Press Inc., 1998.

JÚNIOR, C.P. A medicina do Trabalho no Contexto Atual. In: VIEIRA, I.S. Manual de Saúde e Segurança do Trabalho. 3ª ed. Curitiba: Genesis Editora, 1996.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

OSÓRIO, F. M. Novos rumos da gestão pública brasileira: dificuldades teóricas ou operacionais? Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado, n. 1, 2005.

PAES DE PAULA, A. P. Por uma nova gestão pública. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

PEINADO, Jurandir & GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007

ROCHA, L. O. Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 1998.

SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 2, 2009.

TAYLOR, F.W. Princípios de administração científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre, Bookmann, 2001.

ZOGHBI, J. F. G.; MARTINS, J. E. P. Gestão do conhecimento e da informação em ambientes com elevado turnover na alta chefia: um estudo de caso em projetos de governo. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2 ed., Brasília (DF). Anais. Brasília: Consad, 2009.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Comment