Gestão e Humanização do Serviço de Odontologia na Unidade de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.757Palavras-chave:
Gestão em saúde, Humanização da assistência, Saúde Bucal.Resumo
O presente estudo visa desvelar as publicações científicas que tratem sobre humanização e gestão de serviços odontológicos. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, na qual foram analisadas publicações disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO e Biblioteca Virtual da Saúde. Os termos utilizados para busca foram os descritores “Gestão”, “Humanização da assistência” e “Saúde Bucal”. Foram selecionadas 10 publicações, resultando em dois eixos de discussão: “Práticas ideais de humanização e gestão” e “Possibilidades para implementação”. As publicações emergem para dificuldades da rede pública, principalmente as estruturais e de recursos humanos. A gestão deve ter o compromisso de qualificar permanentemente os profissionais da rede, evitando que o atendimento em odontologia não seja humanizado e incentivando a promoção à saúde e prevenção de doenças relacionadas. Faz-se necessário, ainda, o fortalecimento das redes de média e alta complexidade, visando o suporte adequado às demandas identificadas na atenção básica que necessitam de referência
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