Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES

Autores

  • Thaís da Silva Moreira FAINOR
  • Giovana Fernandes Araújo FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.750

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Percepção do estresse.

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão.

 

 

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Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos