Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho

Autores

  • Patricia Novaes Nascimento Faculdade Independente do Nordeste
  • Mirella Cristina Leto Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.730

Palavras-chave:

Enfermagem, Graduação, Mercado de Trabalho

Resumo

Introdução: O ambiente mercadológico na área da saúde está cada vez mais competitivo, principalmente para o Enfermeiro, que devido a ampliação das graduações sofre com competitividade no mercado, que exige uma boa qualificação e dinamismo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e cientifico que surge. Objetivos: Averiguar em estudos, as perspectivas dos graduandos em Enfermagem sobre o atual mercado de trabalho. Especificamente, objetiva-se caracterizar o perfil dos alunos, analisar o processo de formação acadêmica e expectativas profissionais, e apresentar as principais competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura, com base numa pesquisa estudo bibliográfica sobre a temática. A busca dos estudos foi realizada em bases de dados do LILACS, Scielo e Google acadêmico. O critério de inclusão foi de pesquisas que abordem as perspectivas dos graduandos em enfermagem quanto ao seu futuro profissional. Resultados: A análise dos estudos permite perceber que as principais demandas dos graduandos quanto à inserção no mercado de trabalho se relacionam com a insegurança e a dificuldade de relacionar o conhecimento teórico com a prática profissional. Além disso, percebe-se que a visão dos graduandos sobre o futuro profissional reflete as oportunidades experimentadas durante a graduação. Conclusão: Diante da necessidade atendimento das demandas da área da saúde, deve-se implementar mudanças curriculares no programa de graduação em Enfermagem nos últimos anos, buscando atingir essa prática diferenciada, para que os futuros Enfermeiros possam desenvolver-se profissionalmente, de modo crítico e reflexivo, atendendo todas as necessidades do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARLEM, J. G. T.; et al. Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro. Escola Anna Nery [online], v.16, n.2, Rio de Janeiro, abr-jun. 2012.

CANEVER, B.P. et al. Processo de Formação e Inserção no Mercado de Trabalho: Uma Visão dos Egressos de Enfermagem. Rev. Gaúcha Enfermagem, vol.35, n.1, 2014.

COLENCI, R.; BERTI, H. W.Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista Esc. de Enfermagem da USP, Botucatu-SP, 2012.

IBGE. Infográficos: dados gerais do município. Disponível em: . Acesso em 19 de março de 2017.

ITO, E. E.et al . O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Revista Esc. de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 40, n. 4, Dez. 2006.

JABBUR, M. F. L. O.; COSTA, S. M.; DIAS, O. V. Percepções de acadêmicos sobre a Enfermagem: Escolha, Formação e Competências da Profissão. Revista Norte Minas Enfermagem, v.1, n.1, p.3-16. Montes Claros - Minas Gerais, 2012.

JESUS, B.H. et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery, [online], Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, Junho, 2013.

KRAEMER, F. Z.; DUARTE, M. L. C.; KAISER, D. E. Autonomia e trabalho do enfermeiro. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre , v. 32, n. 3, Set. 2011 .

MACHADO, M. H.; et al. Mercado de Trabalho da Enfermagem: Aspectos Gerais. Revista Enfermagem e Foco, 2015.

MENDES, K. D. D, SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, 2008.

OLIVEIRA, A. P. S.; NUNES, S. L.; MUSSE, J. O. O Inesperado Futuro Profissional: Perspectiva do Graduando de Enfermagem. Cadernos de Graduação de Ciências Biológicas e de Saúde Unit, v.3, n.3, Aracaju - Sergipe, 2016.

OLIVEIRA, F. M. M.; et al. Inserção de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem no Mercado de Trabalho. Revista SANARE, Sobral, V.13, n.1, 2014.

REBOLCAS, L. C.; FERNANDES, J. D. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, Brasília, SEPT. 2013.

RIBEIRO, G. K. A; et al. Profissionais de Enfermagem habilitados para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte-MG, 2014.

SANTOS, F.B.O.; MARQUES, R.C. Egressas da Escola de Enfermagem Carlos Chagas: campos de atuação. 1936-1948. Esc. Anna Nery [online], vol.19, n.2, 2015.

SILVA, D.G.V. et al. Os desafios enfrentados pelos iniciantes na prática de enfermagem. Revista Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.44, n.2, p.511-516, 2010.

SILVA, L.K. et al. Expansão dos Cursos de Graduação em Enfermagem: dilemas e contradições frente ao mercado de trabalho. Revista Escola de Enfermagem da USP, vol.47, no.5, Outubro, 2015.

TREVISAN, D.D. et al. Formação Acadêmica e a Prática Profissional de Enfermagem: Interfaces para reflexão. Rev. Baiana de Saúde Pública, v.38, n.1, jan./mar. 2014.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos