O Conhecimento das Gestantes acerca das Sorologias solicitadas durante o Pré-Natal

Autores

  • Bllenda Cristina Santos Ferreira FAINOR - FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
  • Nívea Maria Silveira de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.723

Palavras-chave:

Gestantes. Pré-Natal. Sorologias.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo geral: avaliar o conhecimento das gestantes acerca das sorologias que são solicitadas durante os trimestres gestacionais. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico das participantes em estudo; identificar as sorologias mais conhecidas entre as gestantes; e identificar as fontes de informação sobre as sorologias. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório de abordagem quantitativa realizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) na cidade de Ibotirama, município do estado da Bahia, com amostra de 20 (vintes) gestantes. As informações foram obtidas por meio de um questionário. Para participar da pesquisa, as gestantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo a pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Independente do Nordeste. Após a coleta dos dados, os mesmos foram inseridos em uma planilha do Programa Excel e posteriormente transportados para o Programa Estatístico SPSS versão 20.0, sendo realizada análise descritiva e expostos por meio de tabelas, bem como discutidos a partir de referenciais teóricos. Os resultados permitem inferir que a avaliação dos percentuais em relação ao atendimento às gestantes reflete a qualidade do cuidado prestado. Esses dados podem ser usados para o planejamento das ações com a realização de campanhas que venham a contribuir com aumento da adesão das gestantes ao pré-natal, além de reforçar o atendimento mais qualificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Aline. Nível de Conhecimento das Gestantes Atendidas em uma UBS no Município de Livramento de Nossa Senhora – BA sobre a Importância do Pré-natal. 55f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – 2012. Faculdade de Tecnologia e Ciências, Vitória da Conquista/BA.

ANVERSA ETR. Qualidade do processo da assistência pré- natal: unidades básicas de saúde e unidades de Estratégia Saúde da Família em município no Sul do Brasil. Cad Saúde Pública,2012.

BRASIL. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Templo Brasileiro, 2004

DOMINGUES, R. M. S. M.et al. Sífilis congênita: evento sentinela da qualidade da assistência pré-natal. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 47, n. 1, Feb. 2013.

DOMINGUES HDL. Avaliação da adequação da assistência pré-natal na rede SUS do município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad Saúde Pública. 2012;28(3):425-37.

FIGUEIRÓ-FILHO, E. A. et al. Sífilis e Gestação: Estudo Comparativo de Dois Períodos (2006 e 2011) em População de Puérperas.DST- J bras Doenças Sex Transm, Rio de Janeiro, v.24, n. 1:32-37, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

GUERREIRO, E, et al., O cuidado pré - natal na atenção básica de saúde sob o olhar de gestantes e enfermeiros, Rev. Min. Enferm.;v16, n(3), P.5: 315-323, jul./set., 2012.

IBGE. Dados estatísticos da cidade de Ibotirama/BA. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 09/05/2017.

LIMA, A.F, MELO, A. M. A. A, FERREIRA, M. A. Pré-natal: um desafio para as gestantes nas unidades de saúde da família no município de Serra Talhada-PE. Rev. Enfermagem Saúde coletiva em debate, V.2 N.1, p.31-40, dez, 2012

MESQUITA, K. O. et al. Análise dos casos de sífilis congênita em Sobral, Ceará: contribuições para assistência pré- natal. DST. J. bras. doenças sex. transm. Rio de Janeiro, v.24, n. 1, 2012.

NUNES, Helaine Aparecida de Faria. Assistência ao Pré-natal de Baixo Risco na Estratégia de Saúde da Família e seus Desafios: uma revisão de literatura. 2012.

SANTOS. J, et al.Práticas de enfermeiros na gerencia do cuidado em enfermagem e saúde revisão integrativa.Rev Bras Enferm,66(2):257-63,mar-abr,2013.

SENA, I. V. A. Qualidade da Atenção Pré-Natal na Estratégia Saúde da Família: Revisão de Literatura. 2014.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos