Educação Especial na perspectiva Inclusiva: Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

  • Marcio Moreira da Silva Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.717

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação inclusiva. Autismo

Resumo

A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva preconiza o atendimento às pessoas com necessidades especiais no âmbito da escola regular. Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo apresentam desenvolvimento atípico estando englobadas dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito dos TEA no âmbito da Educação Especial e Inclusiva. Acredita-se que a inclusão escolar possa proporcionar oportunidades ímpares para essas pessoas que se apresentam com dificuldades na interação social, comportamentos restritos e repetitivos e na comunicação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V) Tradução de Maria Inês Correa Nascimento et al; revisão técnica Aristides Volpato Cordiolo. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

AMY, Marie. Enfrentando o autismo: a criança autista, seus pais e a relação terapêutica. Tradução: Sérgio Tolipan. Rio de Janeiro. Jorge Zahar editores, 2001.

BAPTISTA, Claudio; BOSA, Cleonice. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BELISÁRIO, Filho; CUNHA, Patrícia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 9. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

_______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Marcos Políticos-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2010.

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Volume 3. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da Pesquisa Científica. Curso de especialização em comunidades virtuais de aprendizagem – Informática educativa. UECE – Universidade Estadual do Ceará (Centro de educação). Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 21 jul.2016.

GADIA, C. Aprendizagem e autismo. In ROTTA, Newra; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2016.

LOTUFO, Larissa. Desmistificando as cores do autismo. Trabalho de conclusão de curso apresentado curso de comunicação social/jornalismo como requisito mínimo para a obtenção do título de bacharel em jornalismo. Bauru, 2012.

MANTOAN, Maria. O desafio das diferenças nas escolas. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2008.

MÜLLER-GRANZOTTO, Marcos; MÜLLER-GRANZOTTO, Lorena. Psicose e sofrimento. São Paulo: Summus, 2012.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas: 1993.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Tradução: Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Supervisão da edição brasileira: Marco Antonio Coutinho Jorge. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

RIESGO, Rudimar. Introdução à aprendizagem e situações específicas. In ROTTA, Newra; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SMITH, Deborah. Introdução à Educação Especial. Ensinar em tempos de inclusão. Artmed, 2008.

STOBÄUS, Claus; MOSQUERA, Juan. Educação especial: em direção à educação inclusiva. 2ª edição. EDIPUCRS. Porto Alegre, 2004.

TAVEIRA, Cristiane. Orientações para inclusão de alunos nas escolas do município do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ: Secretaria Municipal de Educação, 2011. Disponível em: <https://ihainforma.files.wordpress.com/.../coletc3a2nea-de-textos-iha-2011.pdf>. Acesso em: 20 jul.2016.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Comment