A Percepção do Enfermeiro na Influência da Hotelaria Hospitalas na Recuperação do Paciente

Autores

  • Maria Lúcia Caires Silva Faculdade Independente do Nordeste
  • Júlia Sousa Santos Nunes

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.715

Palavras-chave:

Hotelaria hospitalar, humanização, bem estar.

Resumo

A hotelaria hospitalar engloba desde como a instituição de saúde desempenha suas funções até como o paciente se sente dentro destes locais e aborda as mudanças da assistência em saúde, pautadas na competitividade, assumindo novos contornos, incluindo no dia a dia os conceitos de gestão profissional. Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de analisar a percepção do enfermeiro sobre a influência da hotelaria hospitalar na recuperação do paciente em um hospital privado da cidade de Vitória da Conquista na Bahia, cuja característica metodológica foi a de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritiva no ponto de vista dos objetivos da pesquisa. Foi aplicado um questionário para 20 enfermeiros funcionários de um hospital privado onde maioria são do sexo feminino e pós-graduados. O conhecimento científico do profissional facilita na atuação, a preocupação com o cuidado, com a parte física do atendimento ao cliente com o olhar individualizado com pacientes especiais dentre outros. A hotelaria hospitalar também pode trazer benefícios para a qualidade de vida no trabalho da equipe, pois o ambiente torna-se mais alegre, otimizando o processo de trabalho. Os profissionais entrevistados reafirmam também os benefícios da hotelaria hospitalar para os pacientes, onde a humanização se destaca. A hotelaria hospitalar pode trazer benefícios para a qualidade de vida no trabalho da equipe, pois o ambiente torna-se mais alegre, otimizando o processo de trabalho. Os profissionais entrevistados reafirmam também os benefícios da hotelaria hospitalar para os pacientes, onde a humanização se destaca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: Cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. Monografia (Especialista em Hotelaria Hospitalar). Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

DIAS, MMA. Enfermagem e hotelaria hospitalar na promoção da hospitalidade. [Dissertação]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi; 2005. Disponível em: http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_29313/enfermagem_e_hotelaria_hospitalar_na_promocao_da_hospitalidade.

ERHART, A. C.; BOHRER, J. O. Serviços de Hotelaria Hospitalar: uma abordagem prática para implantação. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.

GODOI, A. F. Hotelaria Hospitalar e Humanização no Atendimento em Hospitais:

pensando e fazendo. 1. ed. São Paulo: Ícone, 2004.

GONÇALVES, Islaine Cristiane Oliveira; FERREIRA, Lissa Valeria Fernandes. Gestão de hotelaria hospitalar: percepções efundamentos. Turismo: Estudos & Práticas (RTEP/UERN), Mossoró/RN, vol. 2, n. 2, jul./dez. 2013.

MARQUES, Melissa; PINHEIRO, Mirian Teresinha. A influência da qualidade da hotelaria hospitalar na contribuição daatividade curativa do paciente. Revista Anagrama – Revista Interdisciplinar da Graduação. Ano 2 - Edição 3 – Março-Maio de 2009.

PASSOS, Xisto Sena; RIBEIRO, Ana Caroline Silva; IGNÁCIO, Ana Cristina; LEMOS, Isabela Castro. Hotelaria hospitalar: buscando inovação no padrão de atendimento ao cliente através da humanização. Artigo apresentado ao Curso de MBA – Administração Hospitalar e Marketing na Saúde do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013.

POPP, Elisabeth Victória et al. Hotelaria e hospitalidade. Ed. Ver. E ampl. São Paulo> IPSIS, 2007.

SOUZA, Airle Miranda de; MOURA, Danielle do Socorro Castro; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro. Implicações do pronto-atendimento psicológico de emergência aos que vivenciam perdas significativas. Psicologia: ciência e profissão, v. 29, n. 3, p. 534-545, 2009. Disponível: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000300008>.

SOUZA, Leonardo Lemos de et al. Representações de gênero na prática de enfermagem na perspectiva de estudantes. Ciências & Cognição, p. 218-232, 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/Gil/Downloads/908-6898-1-PB.pdf>.

VENDEMIATTI, Mariana et al. Conflito na gestão hospitalar: o papel da liderança. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, supl. 1, p. 1301-1314, 2010 .

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos