A Contribuição da Família e da Escola na Aprendizagem das Crianças do 4º Aano do Ensino Fundamental I, da Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco

Autores

  • Jurandi Afonso de Sousa UNIVERSIDAD HISPANO GUARANÍ
  • Márcia Cristina Moraes Cotas Videira UNIVERSIDAD HISPANO GUARANÍ

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.696

Palavras-chave:

Contribuição, Escola, Família. Aprendizagem. Relação colaborativa.

Resumo

O tema dessa pesquisa é a contribuição da família e da escola na aprendizagem das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. O principal objetivo foi saber como a família e a escola contribuem na aprendizagem dessas crianças. O universo de pesquisa foi a Escola Bom Jesus da Lapa em Araripina – Pernambuco. Ao todo catorze sujeitos, participaram da pesquisa respondendo às entrevistas, sendo eles: duas coordenadoras (pedagógica e administrativa), dez pais de alunos e duas professoras. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se além das entrevistas aos sujeitos relacionados, uma entrevista em grupo com os pais de alunos e também realizou-se a análise de dois documentos da escola: Atas de Reuniões e Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que a ausência da relação colaborativa entre família e escola é o principal fator que institui a não contribuição de ambas as instituições na efetivação da aprendizagem dos alunos de 4º ano da Escola Bom Jesus da Lapa, em Gergelim, Araripina – PE.

 

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Publicado

2017-02-20

Edição

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Artigos