A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa

Antonia Karla de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor.  Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros. 

  

 


Palavras-chave


Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Saberes docentes e autonomia dos professores. 3ª ed. Petrópoles – RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

MESSIAS, Cinthia Maria de Fontoura. Reflexões sobre a Formação Docente. Disponível em: www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9813.pdf. Acesso em 17/03/2016.

NEVES, Maria Apparecida C. Mamede. A crise dos paradigmas em educação na óptica da Psicologia. In: BRANDÃO, Zaia (org.) A crise dos paradigmas e a educação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. Capítulo 3, p. 51-60.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Trad. Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.

RISTOFF, Dilvo. A Tríplice Crise da Formação do Professor. Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil – GEA. Disponível em: www.alainet.org/images/GEA_OPINIAO_N4.pdf. Acesso em: 17/03/2016.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. Oficio de professor – histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópoles, RJ:Vozes, 2008.

VASCONCELOS, Geni A. Nader (org.) Como me fiz professora. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.695

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line é indexada nas seguintes bases de dados: